Você sabe quais os sintomas e tratamento da apendicite aguda?
O apêndice é uma estrutura que participa do nosso aparelho digestivo, no início do intestino grosso, um local chamado ceco, que fica ao lado direito do abdômen, entre o umbigo e a espinha da nossa bacia. Quando essa estrutura, que tem algumas utilidades, se inflama a melhor atitude é tirá-la, para que não perfure, forme abcesso ou infecção generalizada.
Sintomas
Os principais sintomas da apendicite aguda são:
- Dor abdominal suave e generalizada
- Mal-estar
- Calafrio
- Náusea,
- Pode haver um episódio de vômito
- Estufamento na barriga
- Febre baixa
Esses sinais duram algumas horas, depois a dor se localiza na região direita do abdômen. Quando o indivíduo anda, se mexe ou encosta a mão, sente dor na região.
Diagnóstico
O problema costuma ocorrer em crianças, jovens de até 22 anos, mas pode atingir pessoas mais velhas também, inclusive os idosos. O diagnóstico é clínico, com uma boa história e exame físico. São feitos também exames de sangue ou imagem, ultrassom, tomografia do abdômen para confirmar a apendicite aguda.
Tratamento
O problema se resolve com cirurgia, que, se feita de maneira adequada com diagnóstico precoce, via laparoscópica, o paciente terá alta de 24 a 48 horas e poderá levar uma vida normal. Porém, a demora no diagnóstico da apendicite pode levar a uma peritonite generalizada, perfuração do apêndice, vazando pus ou fezes para dentro do abdômen.
Dr. Salim
CRM-SP 43163
É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.
0 comentários