Artrite de coluna

O sufixo “ite” significa inflamação. Artrite significa inflamação na articulação, ou seja, a junta está inchada, vermelha, quente e dolorosa. Denomina-se de artralgia, quando existe apenas dor, sem os demais elementos da inflamação. Ela ocorre praticamente em quase todos os reumatismos na fase inicial, como primeira manifestação, ou mais tardiamente, após o aparecimento de outras manifestações clínicas, como cutâneas ou viscerais. O inchaço é devido à formação de líquido sinovial, também chamado derrame articular.

A pressão desse líquido provoca muita dor e, quando ocorre no joelho, o paciente tem muita dificuldade para andar. A vermelhidão (rubor) que aparece sobre a junta, indica uma inflamação aguda e com muita possibilidade de ser de origem infecciosa (artrite infecciosa) com líquido sinovial purulento, devendo o paciente ser examinado imediatamente, pois a demora no diagnóstico e tratamento, implica em deformidades futuras da articulação de caráter irreversível chamadas sequelas.

Como a artrite se apresenta?

A artrite se apresenta de diversas maneiras, podendo atingir uma ou várias articulações. A chamada monoartrite ocorre quando apenas uma articulação está afetada. As duas doenças que têm essas características são: a artrite infecciosa e a gota. Em geral e possível diferenciá-las por vários aspectos clínicos. Além da junta bastante dolorosa, a primeira se inicia com um quadro de febre elevada, mal-estar geral, sugerindo um quadro infeccioso, o qual pode estar localizado na garganta (orofaringe), após manipulação dentária, pulmonar, intestinal ou urinária, cujo diagnostico depende dos dados clínicos obtidos.

A gota surge, geralmente, em uma articulação do membro inferior, preferencialmente no hálux, deixando-a bastante dolorosa, inchada e vermelha, em pacientes obesos após um exagero alimentar em purinas (unidade formadora do ácido nucleico que é encontrada principalmente nas carnes vermelhas, frutos do mar, miúdos) ou excesso na ingestão de álcool.

Por que a artrite de coluna merece considerações especiais?

As articulações entre as vértebras são profundas, cobertas pelos músculos e, portanto, distantes da pele, e mesmo que a dor seja muito intensa, não se percebem, pelo exame físico, os outros sinais da inflamação, tais como: calor, rubor e aumento de volume por derrame. Esse fato torna mais difícil o exame da coluna, necessitando maior experiência do médico para obter informações precisas.

Qual a importância da informação do paciente

Pode-se compreender a importância da informação do paciente ao relatar sua queixa de dor na junta. Um dado a mais, que possa parecer irrelevante, orientará o médico para o diagnóstico correto. A omissão de uma relação sexual que pode ter dado origem a uma infecção sexualmente transmissível, poderá conduzir a um erro diagnóstico, por não ser considerada a possibilidade de uma artrite de causa infecciosa. Quanto maior o número de informações, maiores possibilidades terá o médico de fazer o diagnóstico correto.

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe!

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANDE UMA MENSAGEM