Baixa qualidade de ensino de medicina resulta em mais casos de erro médico

Evidente que a qualidade de ensino nas escolas do Brasil está sendo questionado e com razão. O volume de faculdades de Medicina que estão abrindo no Brasil, também é uma coisa que me assusta. A formação teórica de um aluno e a formação prática, a presença de um aluno de Medicina num hospital-escola é muito importante. 

Eu me formei na Santa Casa e desde o primeiro dia de aula, careca, calouro, levando trote, já estava dentro do hospital universitário e aprendendo até o meu último dia. 

Hospitais-escola como Hospital das Clínicas, Hospital São Paulo da Unifesp, Santa Casa, Hospital das Clínicas da Unicamp, Hospital-escola de Ribeirão Preto são instituições preparadas para dar formação a alunos. Não acredito que consigamos que todas as faculdades de Medicina que estão abrindo, tenham essa estrutura.

 

 

Formação médica no Brasil

O nível de ensino está fraco sim, nós sabemos que está fraco. Agora dizer que isso é a única ou grande causa de erro médico, eu acho que o ensino inadequado deve estar colaborando sim para erros médicos.

A formação moral dos alunos de Medicina, o convívio com professores, com pessoas que dão uma formação ética para os alunos também deve estar ajudando a levar ao erro médico. 

O aumento de procedimentos desnecessários ou feito por mãos não tão hábeis ainda pode ser a causa de muito erro médico.

A ética e moral de quem ensina a Medicina para os alunos também não sei se está sendo adequada para que os alunos tenham uma boa formação.

Veja também: Valores da medicina

É muito difícil, você também no SUS com um a consulta em 2 minutos, exigir que o médico faça um atendimento adequado com diagnóstico certo e conduta correta. Por isso é tão importante a qualidade do ensino da Medicina por esse Brasil afora.

 

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

× Como posso te ajudar?