Colelitíase, você sabe o que é?

O que significa Colelitíase?

Colelitíase significa a presença de cálculos na vesícula biliar . A vesícula biliar que fica encostada no fígado tem como função receber a bile produzida pelo fígado, desidrata, retira o líquido da bile e guarda a bile dentro da vesícula. Quando o ser humano se alimenta, contrai e joga bile para intestino fazendo a digestão.

A bile faz a emulsificação dos alimentos, famoso aquele bolo alimentar. Tem gente que forma pequenas pedras na vesícula chamadas de micro cálculos, mas também pode formar pedras médias ou grandes.

 

Cálculos na vesícula, o que fazer ?

Quando a pessoa tem cálculos na vesícula, principalmente cálculo pequeno, é necessário ter em mente que um dia esse cálculo pode entupir ou sair da vesícula, andar por um canal chamado colédoco, passar pelo intestino e parar no pâncreas, podendo causar uma pancreatite.

Quando tem cálculos na vesícula, principalmente os pequenos, é necessário ter uma conversa muito bem feita entre o paciente e o médico, pois muita gente indica a retirada dessa vesícula para evitar que haja uma infecção, pancreatite ou uma obstrução do canal que vai da vesícula até o intestino, principalmente se for um obeso diabético, paciente oncológico ou paciente imunossuprimidos. Esse problema é muito grave, tem casos que tira até a vida da pessoa.

Veja também: Obesidade pode triplicar o número de casos de pedra na vesícula biliar.

Os cálculos pequenos que podem passar pelo canal da vesícula , entupir a vesícula, entupir o canal do colédoco ou entupir o canal do pâncreas levando á uma pancreatite, teoricamente têm indicação cirúrgica, mesmo que a pessoa não sinta nada, para prevenir um problema maior.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANDE UMA MENSAGEM