Colesterol HDL é o tipo de colesterol que quanto mais alto, melhor

Prof. Dr. Luiz Carneiro pergunta: Qual o pior colesterol para o fígado? O que é colesterol bom? O que é colesterol ruim?

O colesterol é uma substancia produzida no nosso sangue necessária para o organismo, mas em algumas situações ele é prejudicial porque transporta as gorduras do nosso sangue e deposita essa gordura em alguns locais.

Quando se fala de colesterol, você tem que raciocinar como se o colesterol fosse uma grande pizza e essa pizza tem 3 fatias específicas, que são os 3 tipos de colesterol diferentes, que são o LDL, o HDL e o VLDL.

Colesterol HDL

Tanto para os vasos quanto para o fígado e a nossa circulação, o colesterol que é considerado bom, protege os nossos vasos e não permite que haja depósito de gordura em locais estratégicos como nos vasos ou em outros órgãos importantes é o Colesterol HDL.

O HDL que é uma das frações do colesterol total, quanto mais elevado for, mais poupa o organismo, os vasos, o fígado, os órgãos em geral. É um fator genético associado aos hábitos físicos e alimentares. Então, quando você vai dosar o colesterol, dosa os 3 tipos: LDL, total, VLDL e o HDL. Quanto mais alto for o Colesterol HDL (na faixa de normalidade é acima de 40) melhor para o seu organismo, vasos, coração, cérebro e fígado.

Quando o Colesterol HDL é baixo, e aí, em consequência o LDL e o VLDL forem altos, mais prejudicial é esse colesterol em depositar gordura nos vasos e no fígado.  Então o grande colesterol, o colesterol saudável é o HDL.

Como fazer para mantê-lo assim protegendo todo o organismo além do fator genético? Vale ressaltar que, às vezes, desde criança os números do HDL são positivos devido a hereditariedade. O contrário também é verdadeiro. E fazendo perfil da família, você vê que é uma tendência de a família ter este HDL bom ou baixo.

Como aumentar o colesterol HDL?

  • Exercício físico
  • Evitar de gorduras de origem animal (carne vermelha com gordura, leite e derivados, carne de porco, etc);
  • Dieta rica em gorduras de origem vegetal (azeite, amêndoas, amendoim, caju, nozes, avelas, etc)
  • Carnes brancas (peixes e frangos desde que não sejam fritos);
  • Pequenas doses de vinho tinto semanalmente;
  • Medicamento para diminuir o colesterol total tentando aumentar o HDL colesterol.

Veja também: Colesterol alto em crianças, o que fazer?

A gente vê senhoras e senhores no consultório com a cabeça boa de 90 e 95 anos com um corpo saudável. Você mede o colesterol e encontra números surpreendentes, como HDL de 80, 90 e 110. Semana passada atendi uma senhora de 90 anos que não usava nenhum medicamento, nunca fumou, adorava azeite de oliva in natura, sempre foi a favor de gorduras de origem vegetal, azeite de oliva, carnes brancas e sempre foi contrária às frituras. Assim, nós podemos ver que é uma tendência genética e hábitos saudáveis garantem um bom colesterol.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANDE UMA MENSAGEM