Como fortalecer o sistema imunológico?

O sistema imunológico de um indivíduo saudável, que não tem doença, é normal. Dessa forma, para fortalecê-lo são necessárias certas atitudes de uma vida equilibrada e, sem dúvida, saudável também.

Alimentação adequada e balanceada, com verduras, legumes, frutas, proteínas, carnes magras; dieta fracionada; ingestão de líquido adequada e natural, como sucos de fruta e água de coco; pratos coloridos com uma variedade de alimentos.

Além disso, é preciso fazer exercícios físicos, evitar o sedentarismo e a obesidade; não usar drogas, como cigarro e as drogas ilícitas. Aqueles que gostam de bebida alcoólica, consumam de moderada – a mais natural e saudável é o vinho. Evitem também noitadas; cansaço extremo; exercícios em demasia, que podem prejudicar tanto quanto o sedentarismo. Essas são as atitudes que as pessoas saudáveis precisam ter para continuar com o sistema imunológico fortalecido, não sendo necessário nenhum tipo de remédio e nem vitaminas.

No entanto, quando o indivíduo tem alguma doença que possa interferir no sistema imunológico, é preciso uma orientação médica adequada para corrigir o problema, como doenças autoimunes, que também são desvios de atitude do sistema imunológico; outras doenças que têm uma deficiência imunológica declarada, como HIV, portadores de problemas oncológicos que realizam quimioterapia, e os pacientes transplantados que precisam tomar remédio para diminuir o sistema imunológico e, assim, evitar rejeição.

Portanto, se você for uma pessoa normal, sem nenhum tipo dessas doenças descritas que possa interferir no organismo, seu sistema imunológico será saudável e não há nada de diferente que se possa fazer para deixá-lo mais forte, além, de levar uma vida equilibrada. Tente se alimentar adequadamente, com dieta balanceada, e praticar atividade física regularmente, pois tratá muitos benefícios para o seu corpo, de uma maneira geral. É importante ressaltar que as pessoas só terão algum problema de imunidade se houver algum distúrbio imunológico declarado no organismo e, assim, serão necessárias orientações médicas.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANDE UMA MENSAGEM