Como se prevenir de queimadura do Sol

Embora os raios solares contribuam de forma positiva para a manutenção da saúde do ser humano, quando em excesso eles provocam prejuízos. Em períodos em que a radiação solar está muito intensa os riscos de queimaduras são ampliados, e ainda ficamos sujeitos ao desenvolvimento do câncer de pele.Por isso, os banhos de sol precisam ser tomados de forma adequada para trazerem somente benefícios. E quando o horário não está propício para eles, é fundamental adotar as medidas que venham proteger a nossa pele e evitar queimaduras de sol.Para que você possa cuidar bem de si mesmo e de seus familiares, preparamos este artigo trazendo algumas dicas de como evitar que os raios do sol provoquem queimaduras em sua pele. Continue lendo e descubra algumas formas de se prevenir.

Não saia de casa sem filtro solar

O filtro solar é um produto indispensável para pessoas de todas as idades. Ele é fundamental para bloquear a radiação do sol, impedindo que ela provoque queimaduras na pele. Por isso, não podemos sair de casa sem aplicá-lo em todas as partes do corpo que ficarão expostas.Aqui também está incluso o rosto, as orelhas, as mãos, os pés, o pescoço e a nuca. Afinal, geralmente esquecemos de proteger essas regiões, mas elas sofrem queimaduras do Sol e podem ser uma porta aberta para manifestação do câncer.Não se esqueça de que o ideal é utilizar um filtro solar com fator a partir de 30 e que o produto deve ser aplicado mesmo nos dias nublados. Isso porque a radiação do Sol consegue ultrapassar a camada de nuvens e atingir a nossa pele.

Use óculos escuros e chapéu

Nossos olhos também são muito afetados pela radiação solar e podem sofrer queimaduras de sol. Elas agridem tanto a pele das pálpebras e ao redor dos olhos como também o próprio globo ocular, afetando a visão.O chapéu é muito importante para minimizar as agressões do sol ao couro cabeludo. Não se esqueça de que ele também é pele e pode sofrer queimaduras por causa da radiação. Isso acontece em especial com quem tem pouco cabelo, mas o chapéu é um aliado para todo mundo.

Evite se expor ao sol entre 10 e 16 horas

A radiação solar é mais intensa entre as 10 horas da manhã e as 16 horas da tarde. Por isso, não é recomendado se expor ao sol durante esse período. Quando necessário, é fundamental utilizar o filtro solar e acessórios para evitar que os raios atinjam a pele.Quem gosta de frequentar praias, praças e praticar atividades físicas ao ar livre deve preferir fazer isso de manhãzinha ou no final da tarde. Assim você estará desfrutando dos benefícios do Sol sem que ele cause queimaduras e outros malefícios.

Prefira peças de roupa mais longas

As peças de roupa também ajudam a evitar as queimaduras de sol porque não deixam que os raios solares atinjam diretamente a pele. Por isso, uma opção para se proteger é preferir utilizar aquelas que são um pouco mais longas, como blusas de manga comprida e calça.Pessoas que praticam atividades físicas, esportes ou trabalham ao ar livre podem se beneficiar com esse recurso. Afinal, nem sempre é possível para elas estar constantemente aplicando o filtro solar, embora seja o ideal, então, as roupas longas pelo menos protegem a pele fazendo sombra para ela.Veja também: Insolação, você sabe como ela ocorre?Não se esqueça de que a radiação solar provoca câncer de pele, um dos tipos mais recorrentes e que também pode levar à morte. Então, proteja-se ao máximo possível para desfrutar somente dos benefícios trazidos pelo sol. Assim ele será a sua fonte de saúde e não causará abalos para ela.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANDE UMA MENSAGEM