BLOG

Cuidados com a saúde no inverno

De junho a setembro teremos a estação do inverno, uma estação seca e fria.

Vacina

O correto é se vacinar contra a gripe, pois é a época do surto de gripe. Quem estiver vacinado tem grande chance de não pegar a gripe, logo, quem não estiver vacinado tem grande chance de pegar a gripe, porque ela se modifica anualmente desencadeando esse surto, principalmente nas cidades como São Paulo.

 

Infecção nas vias respiratórias

As infecções das vias respiratórias, seja no nariz, ouvido, faringe, laringe, brônquios e pulmões, tanto virais quanto bacterianos, são mais comuns no inferno, por isso, os asmáticos e pessoas com alergia respiratória sofrem mais nessa época do ano.

 

Problemas circulatórios

Além disso, quem tem problemas circulatórios também sofrem mais, porque no frio ocorre a vasoconstricção dos tecidos, que é uma deficiência natural da circulação, e quem tem a circulação já prejudicada aumenta os riscos de isquemia das extremidades, trombose, entre outros.

 

Prevenção no inverno

Sempre eu dou um conselho para as pessoas, nunca aqueça suas extremidades com água quente, porque, principalmente nos diabéticos que já existem alterações da sensibilidade à neuropatia diabética, a pessoa às vezes queima a pele sem perceber.

É necessário fazer o aquecimento natural com roupas, evitar água quente, bolsa de água quente, cobertor elétrico (já vi muitos acidentes com cobertor elétrico), mas o necessário é aquecer as extremidades dos membros com cobertores, roupas adequadas e evitar traumatismos e queimaduras nessa região.

Veja também: Série especial: Cuidados no inverno II – Diabéticos.

Vamos nos preparar para o inverno cuidando dessas patologias, se preparando e conversando com o seu médico para ter a orientação adequada e enfrentar essa estação do ano.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

 

WhatsApp Agende sua consulta