Dor nas pernas é um grande capítulo da medicina, por ser sintoma de vários problemas do nosso organismo, e as varizes é uma de suas causas. Dr. Salim Médico de Família destaca ainda outras causas de dor nas pernas: problemas arteriais, sobrepeso, problemas ortopédicos. Além disso, dependendo da profissão em que você trabalha pode ser que você sinta mais dores. Por exemplo, os cirurgiões-dentistas sentem bastante dor nas pernas, devido à posição que precisam ficar no seu dia a dia.

“Então, quando você se depara com a expressão e o sintoma dor nas pernas, tem que ser muito bem caracterizado o tipo de dor, a maneira que ela aparece, a intensidade, o horário predileto, o horário que melhora, o que você faz que a dor piora ou melhora. A partir daí, você vai caracterizar o tipo de causa dessa dor nas pernas”, orienta Dr. Salim Médico de Família.

Dor nas pernas causada por varizes:

Segundo Dr. Salim Médico de Família, a dor nas pernas causada por varizes costuma ser nas duas pernas, ocorrer mais no final do dia. “Depois que você passou o dia inteiro trabalhando, começa a inchar um pouquinho as pernas, ter dor, uma sensação de peso e uma melhora dramática quando você repousa pondo as pernas elevadas. E, no dia seguinte, acorda sem dor nenhuma”, explica.

Dessa forma, é necessário procurar um bom médico para fazer o diagnóstico adequado e, consequentemente, indicar o melhor tratamento que possa acabar com este problema. “Existem dezenas de outras causas de dor nas pernas, com outras dezenas de sintomas diferentes, caracterizando dor. Então, varizes é uma das causas de dor nas pernas, mas não é simplesmente a única causa”, finaliza Dr. Salim Médico de Família.

 

Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular: http://sbacv.com.br/

 

Sociedade Brasileira para Estudo da Dor: http://www.sbed.org.br/