BLOG

Edema pulmonar

O que é?

É o acúmulo de líquido nos alvéolos pulmonares. Com isso, o espaço reservado para o ar é ocupado por líquido, impedindo a oxigenação do sangue, causando intensidades variáveis de falta de ar, dependendo da gravidade do edema.

Quais são os tipos?

Existem 2 tipos de edema pulmonar, um de origem cardíaca (edema pulmonar cardiogênico) e outro não cardiogênico (pulmão de choque ou SARA – Síndrome da angústia respiratória aguda).

O que causa o edema cardiogênico?

Um mau funcionamento do coração, com diminuição da capacidade de bombeamento do sangue, leva ao acúmulo de liquido nos pulmões. Esse problema pode ser crônico, lentamente o coração vai diminuindo sua força e os pulmões adaptam-se a essa nova situação, assim, a dispneia causada por esse quadro é menos intensa, crônica e tende a aumentar progressivamente, caso não seja tratada a insuficiência cardíaca. Em outras situações, a alteração cardíaca é abrupta (crise de pressão alta, infarto) e o acúmulo de liquido nos pulmões é rápido, levando ao edema pulmonar agudo, que constitui situação de emergência tratamento deve ser feito o mais rápido possível.

O que é o edema pulmonar não cardiogênico?

O edema não cardiogênico é causado por inflamação aguda e intensa dos pulmões, o líquido extravasado para os pulmões tem componente de inflamação e pode ser causado por várias situações, infecções graves, cirurgias extensas, traumas, transfusões de sangue maciças, pancreatite (inflamação do pâncreas) entre outras. Na maioria dos casos esses pacientes são tratados em ambientes de terapia intensiva.

Qual é o tratamento do edema pulmonar?

O edema pulmonar cardiogênico é tratado com medidas para melhorar o funcionamento cardíaco e diurético e auxiliar na eliminação de líquidos, aparelhos de ventilação mecânica, que auxiliam no esforço respiratório, podem ser usados.

No pulmão de choque, deve-se procurar e tratar o motivo que desencadeou a lesão pulmonar, associado ao uso de ventilação mecânica nos casos mais graves.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

agsdi-whatsapp