Epilepsia, causas e sintomas

O que é epilepsia?

Epilepsia é uma doença que ocorre no cérebro onde há uma grande descarga elétrica. No momento agudo, todas as fibras são estimuladas a funcionar de maneira uniforme, porém, na epilepsia isso não acontece.

Por exemplo, a pessoa está falando, pensando, movimentando os seus braços e com consciência. De repente, ela perde a consciência e todos os músculos e nervos começam a funcionam ao mesmo tempo, ter abalos musculares, salivação, liberação do esfíncter de urina ou fecal e cai no chão tendo convulsões. Isso é o que chamamos de crise convulsiva generalizada.

Caso a pessoa comece a ter movimentos involuntários no braço, perna ou lábios, contratura muscular da boca ou ter uma crise de ausência, ficar olhando para o vazio durante 30 segundos ou 1 minuto, depois voltar ao normal e não perceber o que aconteceu. Essas são as situações de crises epilépticas.

O que é epilepsia?

Essa doença é mais comum nos jovens e nas crianças. No jovem adulto e adulto as características são diferentes. Nos idosos, a epilepsia ocorre através de isquemia cerebral, tumores cerebrais, entre outros.

Contudo, precisamos prestar atenção principalmente nas crianças e jovens. Quando a pessoa tem essas crises generalizadas, é fácil diagnosticar, porém, já tivemos muitos casos de crianças que acabam sendo repreendidas na escola porque não prestam atenção na aula e não conseguem acompanhar o curso.

Depois a criança acaba no médico conversando sobre o que está acontecendo e chega-se à conclusão que ela está tendo crises de ausência. É uma forma de epilepsia e convulsão que, às vezes, é difícil de ser caracterizada.

Qual é a mensagem sobre epilepsia?

Saiba que não é tão raro de acontecer. Se você tiver alguém da sua família com esse problema, tem tratamento, tem remédio e tem especialistas.

Portanto, recorra ao médico, ao pediatra, ao neuropediatra, faça um diagnóstico, tome a medicação adequada e faça os controles adequadamente.

A pessoa que tem crise convulsiva poderá ter uma vida normal, profissional, formar família, casar e ter filhos. Basta fazer o diagnóstico precoce, a terapêutica adequada e fazer controles constantemente.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANDE UMA MENSAGEM