Escarlatina

A escarlatina é uma doença caracterizada por sintomas como a febre é alta, acompanhada de vômitos, dor de cabeça e dor de garganta. A erupção começa no peito e progride para todo o tronco, pescoço e os membros, não atingindo as palmas das mãos e plantas dos pés. A língua fica avermelhada, a região em volta da boca fica empalidecida, e a erupção é mais intensa nas dobras cutâneas.

A imagem mostra um antebraço com muitas manchas vermelhas.

Como se faz o diagnóstico?

Por tratar-se de uma grande variedade de doenças que se apresentam de forma clínica semelhante, a melhor pessoa para avaliar o caso é o médico. Algumas são de diagnóstico clínico, isto é, o médico observa uma série de características no paciente e não solicita exames laboratoriais. Para outras, a melhor maneira de determinar a causa da escarlatina é solicitando exames de sangue.

Como tratar?

Quando o paciente apresenta escarlatina, o médico prescreverá antibióticos para impedir que o indivíduo continue transmitindo a infecção e para prevenir complicações.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe!

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANDE UMA MENSAGEM