Existe banco de fígado?

Existe possibilidade de ter um Banco de Fígado assim como o Banco de Medula Óssea?

Existe sim essa possibilidade, alguns países fazem um Banco de Doadores. No Canadá, a pessoa procura um hospital que é público e tem uma legislação muito rígida. O interessado em doar o fígado para o transplante de doador vivo notifica o seu desejo. Mas a decisão de quem vai ser beneficiado e quando será utilizado, é esta instituição governamental que irá definir. A rigidez é para evitar algum desvio, o tráfico de órgãos.

No Canadá, a questão é muito bem regulada ao contrário do Brasil que, por falta de legislação, não possui um Banco de Fígado. Aqui não há possibilidade de fazer essa doação para uma instituição. Isso tem que ser feito caso a caso.

Doação de fígado

Se você tem um amigo, um conhecido que possa doar, é possível mas tem que ter uma autorização judicial.

Se você tem uma parente de primeiro ou segundo grau, pode fazer a doação para o transplante de fígado com doador vivo, desde que seja submetido à uma Comissão de Ética dos Hospitais e às triagens psicológicas, obrigatórias por lei.

Veja também: Transplante de fígado com doador vivo

Infelizmente, o fígado tem que ser retirado e usado em algumas horas. Assim, não é possível fazer o Banco do Fígado, mas sim o Banco de doadores de fígado.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

agsdi-whatsapp