BLOG

Fimose: o que é e quando deve ser operada

O que é?

A fimose é caracterizada pela incapacidade ou dificuldade na exposição da glande, ou cabeça do pênis, em decorrência de anel prepucial estreito. O prepúcio constitui-se em dobra de pele que recobre a glande.

Ao nascimento, a maioria dos recém-nascidos apresenta um meato (orifício) estreito e aderência do prepúcio à glande. Em geral, este anel é elástico e naturalmente se dilata, assim como as aderências se desfazem, possibilitando a exposição da glande.

Aquele conceito de se realizar “exercícios”, ou seja, forçar a exteriorização da glande, é errado. O anel prepucial é elástico e naturalmente durante as ereções e o próprio manuseio pela criança, promovem sua dilatação, e consequente exposição da glande. A tentativa traumática de se expor a glande, além de criar um trauma para a criança, promove locais de fissura, sangramento e formação posterior de tecido cicatricial. Este tecido mais inelástico, após episódios repetitivos, acaba por transformar o meato glandar em uma área inelástica, que realmente irá impedir a exposição da glande de uma forma definitiva.

 Ao redor dos 2 ou 3 anos, a criança é orientada a limpar, como parte do banho, a parte interna do pênis. Naturalmente, a aderência entre a pele que cobre a glande se desfaz, e o anel prepucial permite a exposição da glande. Por vezes, a mãe pode observar, por transparência, o acúmulo de uma secreção branca, produzida por glândulas localizadas na coroa glandar, que não consegue ser eliminada em decorrência das aderências: esse material é estéril e sem maiores implicações.

Veja também: Como prevenir infecções em crianças?

 

Quando deve ser operada?

A indicação de cirurgia para o tratamento da fimose, a circuncisão, fica restrita aos casos em que há possibilidade de se expor e limpar a glande de forma adequada, ou quando o prepúcio retraído faz um anel de constrição na haste peniana. A cirurgia idealmente deve ser realizada após a parada do uso de fraldas. O prepúcio constitui-se em barreira de proteção, minimizando os riscos de agressão externa ao meato, sobretudo durante o uso das fraldas, evitando as meatites, ou seja, os processos inflamatórios e infecciosos.

A indicação da cirurgia feita ao nascimento fica restrita aos motivos religiosos.

Com o crescimento, o prepúcio que pode parecer excessivo na infância, acaba por cobrir a glande, sendo facilmente retraído e permitindo a limpeza. A limpeza diária, durante o banho, é de fundamental importância. Nos casos de câncer de pênis, a falta de higiene, na maioria das vezes, é fator importante.

A ideia da necessidade de circuncisão preventiva, quando do momento do inicio da atividade sexual, é errônea e desnecessária.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

agsdi-whatsapp