BLOG

Hematúria: o que é

Hematúria significa urinar sangue e que algo está errado no trato urinário.

Causas de hematúria

Os motivos para que uma pessoa possa urinar sangue variam muito de idade e sexo.

Nas crianças

Em uma criança, hematúria pode significar problemas de coagulação ou problemas de malformação congênita. A criança nasce com algum distúrbio, com alguma formação errada no trato urinário e isso pode causar hematúria.

Nos jovens

Na maioria das vezes, a urina com sangue em pessoas mais jovens costuma acompanhar uma dor e uma cólica nefrética. A principal causa de hematúria nesses jovens é o cálculo no trato urinário. Porém, também pode significar, principalmente na mulher, infecção do trato urinário, como a cistite que é uma inflamação da bexiga e vem acompanhada de ardor e febre.

Nos adultos e idosos

Nas pessoas com mais idade, além de todas essas causas, também tem que se pensar em tumores do trato urinário, tanto dos rins quanto do ureter, da bexiga, no homem da próstata e da uretra.

A grande mensagem é a seguinte: toda vez que alguém urinar sangue, mesmo que seja um episódio e depois desapareça, deve procurar um médico, ser examinar, realizar um exame físico, uma história adequada, exame de urina e de imagens do trato urinário para descobrir alguma coisa que tenha causado a hematúria.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM