Muitas pessoas já ouviram falar na relação entre a doença chamada herpes zoster, conhecida também como cobreiro, e varicela, popularmente chamada de catapora.

De acordo com Dr. Salim Médico de Família, quem teve catapora ou varicela fica com o vírus chamado Varicella-zoster, que pode ficar oculto dentro do seu organismo e um dia vir a se tornar a herpes zoster. “O vírus da herpes zoster é o mesmo vírus da catapora e que um dia poderá se manifestar”, esclarece.

Características da Herpes Zoster e da Catapora:

A herpes zoster é caracterizada por erupções cutâneas doloridas que podem aparecer como uma faixa de bolhas no tronco. A dor pode persistir mesmo após o desaparecimento das erupções, o que é chamado de neuralgia pós-herpética. Por sua vez, a catapora é uma doença infecciosa e tem como sintoma também erupções cutâneas, que coçam. É possível prevenir a catapora com uma vacina. Normalmente, o tratamento envolve o alívio dos sintomas, embora grupos de alto risco possam receber medicamentos antivirais.
Dessa forma, a relação entre as duas é verdadeira. Quem já teve uma doença por vir a ter outra no futuro, por isso, é sempre importante se prevenir. Portanto, a catapora é “a doença que se relaciona com herpes zoster, chamado cobreiro, que tem aquelas pintas na pele com dor, com formação de pus. Muita gente já viu isso e já ouviu falar que o herpes zoster tem relação com o vírus chamado Varicella-zoster, que é o vírus da catapora ou varicela”, finaliza Dr. Salim Médico de Família.
Sociedade Brasileira de Dermatologia: http://www.sbd.org.br
Sociedade Brasileira de Infectologia: http://www.infectologia.org.br