HISTÓRIA
CURRÍCULO
Formou-se em 1981 na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Desde que terminou sua residência, em 1983, é clínico-geral do Hospital Sírio Libanês, onde atua como membro do corpo clínico e também atende paciente da sua clínica privada.
Dr Salim Médico de Família participa do IEP (Instituto de Ensino e Pesquisa), no Hospital Sírio Libanês, proferindo palestras e cursos. Além disso, é responsável pelo estágio de Observação Clínica do Hospital Sírio Libanês para acadêmicos de todas as faculdades de medicina do Brasil.
Entre os anos de 2011 e 2012 e também entre 2013 e 2014, Dr Salim Médico de Família foi presidente da Comissão de Ética do Hospital Sírio Libanês.
MÉDICO DE FAMÍLIA
Em 1999, foi convidado pelo dono da rádio Jovem Pan, Antônio Augusto Amaral de Carvalho, o seu Tuta, para ser consultor do veículo como Médico de Família por ter uma linguagem simples e popular para falar com os ouvintes. O objetivo seria dar dicas práticas da área da saúde no dia a dia, ajudando as pessoas a entenderem melhor a medicina e a lidarem com determinadas doenças.
Com o sucesso do quadro, o Dr Salim Médico de Família continua até hoje nos microfones da rádio Jovem Pan, além de participar do portal da Jovem Pan.
LIVRO
Em 2007, lançou o livro “Saúde – Entendendo as Doenças, a Enciclopédia da Família”, em parceria com cirurgião vascular Paulo Kauffman. Com a contribuição de inúmeros especialistas, a obra se transformou em um guia de saúde com o objetivo de esclarecer as dúvidas mais frequentes nos consultórios. De forma clara e objetiva, o livro ajuda as pessoas a reconhecerem os primeiros sintomas das doenças e saberem também quando é preciso procurar um médico.
Em 2011, o Dr Salim, o Médico de Família lançou “Análise Crítica da Prática Médica”, com coautoria do doutor Dário Birolini, que tem uma série de debates e questionamentos sobre vários aspectos da prática médica no Brasil. O livro tem o objetivo de garantir aos pacientes mais segurança, integridade e dignidade no atendimento, além de dar um novo significado às relações entre médicos, pacientes, indústria e o mercado.