Encontro de Análise Crítica da Prática Médica
Amigos, ontem ocorreu o II Encontro sobre Análise Crítica da Prática Médica, que teve a minha coordenação ao lado do professor doutor Dário Birolini. Nesse ano, tivemos um convidado internacional, o doutor Marco Bobbio, diretor do Departamento de Cardiologia do Hospital de Cuneo, na Itália.
Veja também: Valores da medicina
O evento foi organizado pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa e uma vez, para a nossa alegria, foi um absoluto sucesso.
A palestra
As palestras do doutor Marco Bobbio trataram de ‘Diagnóstico em excesso: Checkup até o fim da vida e Gastos, Custos e Perspectivas’. O doutor Marco Bobbio deixou uma mensagem, que aliás concordo inteiramente, dizendo que: “não é contra o diagnóstico precoce, mas antes de se enviar o paciente para um exame de rastreio precisamos saber se esse exame vai ajudar a salvar a sua vida, ou apenas servir para se iniciar um tratamento que não trará nenhum benefício concreto para o paciente, servindo apenas para deixá-lo preocupado.
A função do médico é fazer um exame clínico, dialogar com o paciente, antes de mandá-lo simplesmente para exames laboratoriais.
Mais algumas frases importantes do doutor Marco Bobbio durante as suas palestras:
“Não podemos simplesmente transformar um sintoma em doença”.
“Nós médicos não podemos nos entusiasmar demais pelo diagnóstico precoce”.
“A observação do estado de saúde do paciente pode ser muito mais eficaz do que o início de um tratamento precoce”.
“Muitas pessoas, a partir de exames laboratoriais, passam a se preocupar com doenças que poderão vir a ter no futuro, gastando muitas vezes com tratamentos que não serão necessários amanhã”.
“O exame clínico bem feito é muito mais importante do que o exame laboratorial precoce”.
Dr. Salim
CRM-SP 43163
É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.
0 comentários