IMC Índice de massa corpórea: calcule e descubra se há risco de doenças graves

Meus amigos internautas!

A Obesidade, então, falei de obesidade e sobrepeso. Evidentemente, se existe obesidade, existe sobrepeso, existe a normalidade. E como é que nós classificamos a pessoa como normal, como obesa ou com obesidade mórbida, enfim. Existe uma fórmula, não é o ideal, mas ele é um número e é usado para isso. É o índice de massa corpórea, que é uma conta que se faz que é o nosso peso em quilos dividido pela altura ao quadrado. Bom, aí tem uma fórmula. Hoje tem em qualquer lugar do Google, você escreve índice de massa corpórea e logo vai aparecer a fórmula. 

Se criou esse número para dar número e nome aos obesos, ou aos sobrepeso, ou aos não obesos. 

Como é que é a estória do IMC criada pela Organização Mundial de Saúde. Faça a conta, pegue o resultado e faça a relação com a tabela. 

Classificação de IMC

IMC                  classificações  

< 18,5              baixo peso – desnutrição 

18,5 – 25,0       peso normal 

25,1 – 30,0       pré obesidade – sobrepeso

30,1 – 35,0       obesidade grau I 

35,1 – 40,0       obesidade grau II – severa

>40,1               obesidade grau III – mórbida     

Nós vamos conversar muito sobre isso porque de acordo com a classificação existem sinais e sintomas que provam que este obeso não está conseguindo levar uma vida normal e está com série de alterações que podem trazer problemas sérios, problemas graves e problemas com sequela e até levar ao óbito.

Índice de massa corpórea: características

Então, índice da massa corpórea é o índice que classifica o peso de uma pessoa: normal, sobrepeso, obeso grau I, obeso grau II e obeso mórbido. 

É bom que saiba isso. Hoje em dia, se fala tanto o que ensinar nas escolas, seria uma coisa interessante, o pessoal quando vai fazer Educação Física, nas escolas públicas e particulares, passa pelo tal exame biométrico.

Veja também: Obesidade: o sedentarismo agrava muito o excesso de peso

Eu bem me lembro da época de escola, tinha que ir lá na sala do professor, com o médico da escola que colocava todo mundo de pé, tirava a roupinha, pesava e media a altura e anotava. Então, já devia se falar o IMC da criança, explicar para ela o que significa isso e levar para casa para mostrar aos pais.   

IMCíndice de massa corpórea que vai dar o tom da conversa sobre normalidade sobrepeso, obesidade ou obesidade mórbida.

Até a próxima.   

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANDE UMA MENSAGEM