BLOG

Insuficiência renal pode chegar lentamente ou de forma súbita

O que é a insuficiência renal?

Dona Janete Barbosa pergunta: minha mãe é renal crônica, tem colesterol alto, diabetes, hipertensão. Há alguma relação entre esses problemas de saúde? 

A insuficiência renal crônica é uma falência do funcionamento dos rins que vai ocorrendo progressivamente. 

Principais causas da insuficiência renal

Quais são as causas de os rins pararem de funcionar, a ponto do paciente fazer diálise ou entrar na fila de transplante renal? 

São vários os motivos da insuficiência renal: doenças de nascimento, nefrite que é uma inflamação dos rins com várias causas, imunológicas e outras mais. Agora do que a senhora citou, dona Janete, hipertensão arterial mal controlada é causa do comprometimento e falência renal. Diabético mal controlado também pode sofrer com insuficiência renal ao longo da vida. 

E o colesterol, propriamente dito, ele pode prejudicar a circulação dos rins e com isso afeta a circulação do corpo inteiro, gerando o problema. Então, esses fatores como diabetes, problemas vasculares e dislipidemias são causas de falência renal. E o colesterol, ele pode prejudicar a circulação dos rins como do corpo inteiro.

Esses fatores como pressão alta, diabetes, dislipidemia são doenças que levam à doença. A gravidade é que por serem doenças silenciosas, o risco da falência maior. Explico, muita gente é hipertensa e não sabe assim como o diabetes, muita gente tem colesterol alto, triglicérides aumentadas e desconhece.

Então, quem tem esse tipo de problema, precisa ter diagnóstico precoce, controle adequado para evitar o comprometimento da circulação como um todo, inclusive com uma insuficiência renal.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

agsdi-whatsapp