Insuficiência respiratória: o que é?

Insuficiência respiratória aguda ou crônica é o comprometimento pulmonar por um processo infeccioso viral que causa dificuldade para respirar e oxigenar os tecidos.

O ato de respirar é quando você inspira e expira, ou seja, o ar entra no seu pulmão, faz a troca gasosa colocando oxigênio no seu sangue, e na volta traz o gás carbônico para fora.

Quando esse ato possui certa dificuldade para ocorrer normalmente, significa uma insuficiência respiratória caracterizada pela falta de ar.

Causas de insuficiência respiratória

Insuficiência respiratória crônica

A principal causa de insuficiência respiratória crônica, mas não a única, é a doença pulmonar obstrutiva crônica ou enfisema pulmonar, que ocorre no fumante.

Nesses casos, você deve procurar um clínico geral ou pneumologista para esclarecer o que está acontecendo e qual a causa que levou a esse quadro.

Insuficiência respiratória aguda

Nós temos dois tipos de insuficiência respiratória aguda, são eles: cardiogênica que é motivada por distúrbios do coração e a não cardiogênica que são outros problemas, por exemplo:

  • Infecções virais e bacterianas
  • Infecções fúngicas;
  • Broncoespasmo;
  • Problemas imunológicos e reumatológicos;
  • Tromboembolismo pulmonar;

Quando você tem uma insuficiência respiratória aguda subitamente, o sintoma que vem é a falta de ar. Isso leva a uma urgência médica e rapidamente você precisa recorrer ao pronto-socorro, porque normalmente essas insuficiências respiratórias agudas são causadas por problemas graves.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

× Como posso te ajudar?