Mamoplastia

A imagem mostra uma mulher usando uma regata e outra pessoa medindo o busto da mulher com uma fita métrica corporal.

Chama-se mamoplastia a cirurgia estética das mamas, que pode ser de aumento, redução ou para correção da flacidez mamária.

O que é a mamoplastia de aumento?

A indicação primeira da mamoplastia de aumento é para mamas pequenas, simétricas ou assimétricas, cuja origem pode ser por desenvolvimento deficiente ou ainda involucional (diminuição da mama pós-gravidez, por exemplo). Alguns outros fatores podem influenciar a indicação de aumento das mamas, como os psicológicos, de inibição sexual, etc.

A cirurgia de aumento do volume é realizada com a inclusão de uma prótese mamária por detrás da glândula mamária, ou ainda, atrás do músculo peitoral. As próteses são bolsas de silicone cheias de soro fisiológico ou, mais comumente, gel de silicone. Esse tipo de cirurgia é muito comum e se obtêm resultados muito favoráveis, com cicatrizes mínimas e pouco visíveis.

O que é mamoplastia redutora?

Algumas das indicações de plástica mamária redutora podem ser para diminuir o volume, corrigir a queda, reposicionar as aréolas ou corrigir assimetrias. Na cirurgia de redução mamária se remove parte da glândula mamária, tornando as mamas mais proporcionais ao tórax da paciente, e se transpõe o mamilo para uma posição mais adequada ao novo volume mamário.

As técnicas modernas de redução mamária preservam totalmente a sensibilidade das aréolas e a capacidade de amamentação, e são realizadas com cicatrizes relativamente pequenas e bem camufladas. É necessário ressaltar que, independentemente da técnica empregada, as cicatrizes resultantes permanecerão para a vida toda, adquirindo seu aspecto final em um prazo que pode variar de 1 a 2 anos.

Na cirurgia de correção da flacidez é empregada a mesma técnica usada para a redução mamária, sem, entretanto, diminuir o volume, simplesmente restabelecendo a forma ideal da mama e aumentando a tensão da pele. As cicatrizes, nesse caso, são geralmente menores do que as da cirurgia de redução.

Gostou do post de hoje? Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo!

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANDE UMA MENSAGEM