Meningite por perto!
O que é meningite?
Quando você ouve a palavra meningite, você se assunta e é bom se assustar mesmo, porque meningite é a inflamação da meninge, tecido que envolve o nosso cérebro e a coluna, envolve o sistema nervoso central.
Sintomas da meningite
- Dor de cabeça;
- Febre;
- Pescoço um pouco duro com dificuldade para mexer;
- Enjoo;
- Vômito;
- Fotofobia (você olha para a luz e fecha um pouco o olho porque a luz incomoda muito mais do que o habitual);
- Diplopia (mudança na visão);
São sinais de que você pode estar com hipertensão dentro do crânio e pode ser causada pela inflamação da meninge.
O que fazer diante desses sintomas?
Quando você está diante dessa condição, você precisa chegar ao seu médico o mais rápido possível para fazer um diagnóstico precoce e adequado, às vezes será coroado com o exame do líquido da espinha para saber se é uma meningite mesmo e se é viral ou bacteriana, se for bacteriana, a famosa e temida meningocócica.
Para você fazer um diagnóstico e diagnóstico rápido e adequado, se for meningocócica, precisa se pensar no tratamento para prevenção das pessoas que estavam em contato com você, você precisa saber quem estava perto e medicar para fazer profilaxia (prevenção).
As pessoas precisam saber que essa meningite meningocócica tem vacina e hoje a vacina contra meningite faz parte da vacinação normal da população.
Veja também: Meningite pode ser fatal se não houver tratamento de emergência.
Então, dor de cabeça, febre, fotofobia, pescoço duro, náusea e vômito são sinônimos de que você precisa procurar o seu médico, pronto-socorro ou pronto-atendimento para no mínimo, descartar a hipótese de uma meningite ou confirmar e se tratar.
Dr. Salim
CRM-SP 43163
É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.
Boa tarde Dr. Salim!
Eu sei muito bem o que é, pois o senhor tratou do meu marido JULIO LEVENSTEIN durante 06 anos.
Foi um triste período que o senhor acompanhou.
Saudações.
Olá Nádia. Obrigado pela preferência. Saudações!