É um abaulamento na região inguinal (transição entre a coxa e o abdome), vulgarmente conhecida como virilha. Nesta região costuma passar, no homem, o duto deferente com os seus vasos, e na mulher, o ligamento redondo. O duto leva os espermatozoides do testículo até a uretra – canal por onde passa a urina e o sêmen. Quando ocorre uma hérnia inguinal, juntamente com o duto deferente, pode passar uma porção do intestino e/ou gordura, indo se alojar na bolsa escrotal.

Já na mulher, na região inguinal passa um ligamento responsável pela sustentação do aparelho reprodutor feminino, chamado ligamento redondo. Quando existe a hérnia, há a presença de conteúdo intestinal juntamente com o ligamento.

As hérnias inguinais são o tipo de hérnia mais frequente em adulto. Nas crianças, só são superadas pelas umbilicais. Elas ocorrem em ambos os sexos, sendo mais frequentes  nos homens, e podem ser unilaterais ou bilaterais.

Geralmente, elas ocorrem por excesso de esforço físico e/ou por fraqueza da parede abdominal. Pacientes com tosse crônica, doença prostática e obstipação intestinal crônica devem ser tratados antes, a fim de evitar a volta da hérnia após o tratamento cirúrgico.

O paciente portador de hérnia inguinal refere dor ou abaulamento em região inguinal aos esforços. Pode também sentir apenas sensação de incômodo na região, que melhora com o repouso. Nos casos em que a hérnia é complicada podem ocorrer náuseas, vômitos e dor abdominal de forte intensidade.

O diagnóstico é feito a partir da história clínica do paciente associada ao exame físico. Geralmente, não são necessários exames complementares para confirmar o problema.

As hérnias inguinais não podem ser curadas com dieta ou medicação. O tratamento é cirúrgico. A cirurgia pode ser feita por videolaparoscopia (uso de micro câmera associado a mínimos cortes), ou por cirurgia aberta convencional. A opção do tratamento vai depender do tamanho da hérnia, da idade do paciente e das condições clínicas.

De acordo com a técnica utilizada, o tempo de restrição de atividades físicas pode variar de 5 até 40 dias. Nos casos em que ocorre complicação da hérnia, pode ser necessário tratamento cirúrgico mais complexo.

WhatsApp Agende sua consulta