O que é hérnia inguinal?

O que é Hérnia inguinal?

É um abaulamento na região inguinal (transição entre a coxa e o abdome), vulgarmente conhecida como virilha. Nesta região costuma passar, no homem, o duto deferente com os seus vasos, e na mulher, o ligamento redondo. O duto leva os espermatozoides do testículo até a uretra – canal por onde passa a urina e o sêmen. Quando ocorre uma hérnia inguinal, juntamente com o duto deferente, pode passar uma porção do intestino e/ou gordura, indo se alojar na bolsa escrotal.

Já na mulher, na região inguinal passa um ligamento responsável pela sustentação do aparelho reprodutor feminino, chamado ligamento redondo. Quando existe a hérnia, há a presença de conteúdo intestinal juntamente com o ligamento.

As hérnias inguinais são o tipo de hérnia mais frequente em adulto. Nas crianças, só são superadas pelas umbilicais. Elas ocorrem em ambos os sexos, sendo mais frequentes  nos homens, e podem ser unilaterais ou bilaterais.

 

Causas

Geralmente, elas ocorrem por excesso de esforço físico e/ou por fraqueza da parede abdominal. Pacientes com tosse crônica, doença prostática e obstipação intestinal crônica devem ser tratados antes, a fim de evitar a volta da hérnia após o tratamento cirúrgico.

 

Sintomas da hérnia inguinal

O paciente portador de hérnia inguinal refere dor ou abaulamento em região inguinal aos esforços. Pode também sentir apenas sensação de incômodo na região, que melhora com o repouso. Nos casos em que a hérnia é complicada podem ocorrer náuseas, vômitos e dor abdominal de forte intensidade.

 

Diagnóstico

O diagnóstico é feito a partir da história clínica do paciente associada ao exame físico. Geralmente, não são necessários exames complementares para confirmar o problema.

 

Tratamento da hérnia inguinal

As hérnias inguinais não podem ser curadas com dieta ou medicação. O tratamento é cirúrgico. A cirurgia pode ser feita por videolaparoscopia (uso de micro câmera associado a mínimos cortes), ou por cirurgia aberta convencional. A opção do tratamento vai depender do tamanho da hérnia, da idade do paciente e das condições clínicas.

Veja também: Você sabe o que é hérnia umbilical?

De acordo com a técnica utilizada, o tempo de restrição de atividades físicas pode variar de 5 até 40 dias. Nos casos em que ocorre complicação da hérnia, pode ser necessário tratamento cirúrgico mais complexo.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

5 Comentários

  1. Beradette Freitas

    Gostaria de saber se hérnia inguinal volta depois que opero?

    Responder
  2. Antônio Correa

    Meus ovos aumentaram. Gostaria de saber se é preciso operar.

    Responder
  3. ROBERTO SANTOS

    OLA DR. HOJE DIA 15 DE ABRIL FAZ UM MÊS QUE FUI OPERADO DE UMA HERNIA INGUINAL DIREITA ENORME, SOU RADIALISTA E MEU TRABALHO NÃO EXIGE ESFORÇO FÍSICO, GOSTARIA DE SABER SE POSSO FALAR, UMA VEZ QUE TRABALHO COM COMUNICAÇÃO E USO BASTANTE A VOZ.

    Responder
    • Dr Salim

      Olá, Roberto. Após a cirurgia, é evidente que temos que tomar algumas precauções, entretanto, cada caso é um caso. Isso deve ser esclarecido com o médico que lhe operou, pois ele é o profissional que possui maior conhecimento sobre o seu caso. Obrigado!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

× Como posso te ajudar?