O que é o Coronavírus?

Um vírus que ataca o sistema respiratório, causando danos graves à saúde, é o Coronavírus, que atualmente vem assustando a população mundial. Os primeiros casos surgiram em Wuhan, na China, e até o momento já foram registradas mais de 6.000 pessoas contaminadas pelo mundo todo, gerando mais de 130 óbitos.

O coronavírus reúne agentes infecciosos que podem provocar sintomas de resfriado, ou até mesmo outros sintomas mais graves, tanto em seres humanos como em animais, como a síndrome respiratória aguda grave, e a síndrome respiratória do Oriente Médio.

Para entender melhor sobre o assunto, e saber se existe ou não alguma forma de controlar o vírus, continue nos acompanhando!

Como é transmitido o Coronavírus?

De início, acreditava-se que a doença era transmitida somente de animais contaminados para humanos. Mas, após o aumento dos casos, pode-se dizer que o coronavírus também é transmitido por meio de gotículas, quando uma pessoa já está infectada e respira, tosse ou espirra perto de outra pessoa. Além disso, também pode se espalhar por superfícies que estejam contaminadas, tais como corrimão ou maçanetas ou outros objetos.

A infecção apresenta um período de incubação entre 1 e 14 dias, e já existem relatos de que ela também pode se espalhar antes mesmo que os sintomas comecem a aparecer.

Sintomas do Coronavírus

A infecção por Coronavírus apresenta diversos sintomas, entre os principais estão:

  • Febre;
  • Falta de ar;
  • Dificuldade para respirar;
  • Tosse contínua.

Em casos mais leves, podem causar sintomas semelhantes ao resfriado comum.em casos mais graves, pode ser que ocorra pneumonia, insuficiência renal, síndrome respiratória grave (Sars) e levar ao óbito.

Como prevenir?

Existem alguns cuidados básicos que as pessoas podem tomar para reduzir os riscos de contaminação pelo coronavírus. Entre eles:

  • Evitar o contato próximo com pessoas que possuem infecções respiratórias agudas;
  • Utilizar lenço descartável para a higiene nasal;
  • Ao espirrar ou tossir, sempre cobrir o nariz e a boca;
  • Evitar tocar mucosas no nariz, olhos e boca;
  • Higienizar as mãos após espirrar ou tossir.

Existe tratamento?

O coronavírus pode ser diagnosticado através de exames de coleta dos materiais respiratórios do paciente. Em termos de tratamento, ainda não existe nenhum específico.

No caso desse novo coronavírus, é indicado o repouso e o consumo de bastante água. Além disso, podem ser tomadas algumas medidas para aliviar os sintomas, como o uso de medicamentos para febre e dor, por exemplo, antitérmicos e analgésicos.

Importante lembrar que é fundamental buscar ajuda médica imediata para confirmação do diagnóstico.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANDE UMA MENSAGEM