O que é vitiligo?
É a doença adquirida, de origem desconhecida, caracterizada pelo aparecimento de máculas despigmentadas, acrômicas (brancas), circunscritas na pele.
Ocorre em aproximadamente 1% da população e em 30% dos casos há ocorrência familiar. Pode aparecer logo nos primeiros meses de vida ou em qualquer idade até na velhice. A média de idade do início é aproximadamente aos 20 anos.
Como surge?
O vitiligo pode aparecer após traumas, queimaduras solares, injúrias emocionais e determinadas doenças, tais como: tireoidite de Hashimoto, diabetes, alopecia areata e anemia perniciosa.
Existem várias teorias para explicar porque os melanócitos funcionais desaparecem nas áreas afetadas: imunológicas, citotóxicas e neural. A teoria imunológica admite que o vitiligo seja doença autoimune com a produção de anticorpos antimelanócitos. A teoria citotóxica baseia-se no fato de que produtos metabólicos intermediários derivados da hidroquinona possam destruir os melanócitos. Na teoria neural, um mediador neuroquímico destruiria os melanócitos ou inibiria a produção da melanina responsável pela cor da pele.
O vitiligo pode ser localizado, unilateral ou segmentar, vulgar (lesões geralmente simétricas) e universal, atingindo toda a pele.
A evolução do vitiligo é imprevisível, podendo ocorrer a repigmentação, bem como o aparecimento de novas lesões, principalmente após o verão.
Veja também: Anemia por deficiência de vitamina B12 e ácido fólico (megaloblástica).
Tratamento para vitiligo
O tratamento pode ser feito por meio de:
- Uso de foto protetores;
- Uso de corretivos;
- Corticosteroides tópicos ou sistêmicos;
- Substâncias imunomoduladoras tópicas;
- Psoralênicos via oral, mais ultravioleta A ou tópicos;
- Banhos de ultravioleta UVB;
- Laser;
- Técnica cirúrgica com microenxertos;
- Suporte psicológico.
É importante ressaltar que seu médico poderá indicar o melhor tratamento para o seu caso.
Dr. Salim
CRM-SP 43163
É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.
Esrou começando a tratar meu filho, etamos fazendo exames e acompnhamento psicologico. Ele tem 14 anos e em janeiro apareceram manchas brancas em seu couro cabeludo, inclusive, csbelos brancos. Estamos iniciando e processo!!
Eu tenho vitiligo. Convivo com esse problema há quase 20 anos. Hoje sinto que o pior é ter que me expor ao sol que anda fazendo. Dá medo. Tenho que sair com protetor solar, chapéu, para dirigir :luvas com UV e até camiseta com mangas. Acho complicado.. Tentei fazer tratamento no começo mas não consegui. Os tratamentos eram e são muito caros. Então, desisti.
Tenho virilha a mais de 30 anos, já fiz vários tratamentos meu sonho é ficar curada, pois sofro muito no verão, minha pele está muito sensível, e doi, sou muito branca, mas os médicos me disseram que o meu é mais difícil, pois é o meu emocional, já fui em médico nos EUA, na inglaterra, e me falaram a mesma coisa, tenho que controlar as emoções, rsrs difícil né, os tratamentos tbm são muito xarope, não dá pra mim.