Prevenção da gripe

Como prevenir a gripe?

Meus amigos aí vêm a pergunta: como prevenir-se da gripe, como não pegar a gripe? A primeira coisa que as pessoas estão fazendo de errado é sair correndo, ficar seis horas na fila, aquele pânico, gente brigando pra tomar uma tal vacina.

Aí você consegue tomar a vacina, eu acho que tem que tomar a vacina sim, é importante tomar a vacina, só que saiba que, do momento que você tomou a vacina, você vai ficar três semanas aproximadamente, para adquirir a imunidade total, e também saibam que, não é 100% das pessoas tomarem a vacina vão ficar imunes, às vezes não, cada organismo é um organismo diferente, então no lugar de brigarmos pela vacina, vamos começar a brigar um pouco para prevenir gripe.  Primeira coisa, toda pessoa que está gripada, ela tem que ter o bom senso e ficar na sua casa.

Fique em casa porque em casa você vai estar se tratando, que é repousando, tomando bastante líquido, e vai evitar de transmitir para as outras pessoas.  Esse é o ponto número um. Se a pessoa por ventura tenha que sair por algum motivo, existem situações que há necessidade das pessoas se locomover para algum lugar, use máscara, compre a máscara na farmácia use máscara sim, vai andar de máscara por aí.

Principais cuidados

E outra coisa, lavar as mãos é muito importante, com água e sabão, lavando todas as superfícies, palma das mãos, dorso das mãos entre os dedos, e lavando os deles também.

Se não tem condição de lavar as mãos, álcool gel, efetivamente o álcool gel bem aplicado, em todas as superfícies como se estivesse lavando as mãos, ele diminui o risco de transmissão. As mãos transmitem muito gripe, porque a boca transmite gripe, estou falando com vocês agora e de maneira invisível cuspindo na minha mão. Se eu tiver algum vírus, alguma bactéria na boca, estarei passando para minha mão.

Aí eu pego essa caneta, eu pego esse papel, eu pego meu carimbo, eu mexo na mesa, aí vem alguém em seguida põe a mão no mesmo lugar, pega o carimbo, imediatamente a pessoa tá pegando o vírus que eu transmiti com esse carimbo, e pondo na sua boca ou na sua face.

É assim mesmo. Aqueles canos de metrô e de ônibus, aquele lugar para você se apoiar, a maçaneta, as portas, bolsas, copos, xícaras tudo aquilo que você fala, põe a mão e a mão não higienizada transmite para tudo quanto é lugar.

Isso é um grande motivo de transmissão de vírus, principalmente o vírus da gripe. Todo mundo deve se vacinar? Sim, concordo. Primeiro grupo de risco, depois as outras pessoas. Não têm vacina para todo mundo? Não, não tem! No lugar de ficar essa neurose de vacina, que tal nós aprendermos a não pegar a gripe, e termos a honestidade de não transmitir a gripe.

São duas coisas fundamentais que eu acho que é o que mais deveria existir por parte dos órgãos governamentais Secretaria Municipal, Estadual e Ministério da Saúde, em estimular o povo a usar máscara, que essa fase, a não sair de casa gripado, e a higienizar bem as mãos.

O beijo também transmite o vírus

O beijo, você pode complementar a pessoa com um aperto de mão, não há necessidade de beijar as pessoas. É verdade o beijo transmite muito o vírus da gripe. Aglomerações, vamos evitar aglomerações, principalmente quem tem fator de risco, ou quem tem em casa fator de risco, essa juventude pega uma gripe, vai pra casa e pode passar para um pai que tem algum problema maior.

Veja também: A vacina é importante para prevenir a gripe?

Então, é assim que se trabalha. A vacina existe, existe! Mas agora não é o momento da neurose da vacina, e sim da neurose em evitar a transmissão do vírus da gripe.

Até a próxima!

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANDE UMA MENSAGEM