Prevenção do câncer

Hoje, vamos destacar alguns alimentos capazes de prevenir essa doença, que mata pelo menos 8 milhões de pessoas no mundo todo os anos, segundo a Organização Mundial da Saúde:

– Vegetais crucíferos: eles são da família de vegetais, cujas folhas crescem em forma de cruz: brócolis, repolho, couve-flor, couve-de-bruxelas, agrião, couve, mostarda e rabanete. Estas plantas contém fitonutrientes chamados glicosinolatos. Estudos mostram que eles podem reduzir o risco de câncer de cólon.

Os glicosinolatos parecem ajudar na desintoxicação de alguns carcinogênicos, substâncias que estimulam a formação do câncer, e inibir sua atividade. Entretanto, os efeitos protetores desses fitonutrientes são menos consistentes que no caso nas frutas, verduras e legumes ricos em antioxidantes;

– Tomates: eles possuem a cor vermelha devido aos carotenoides específicos – o licopeno e o betacaroteno. São boa fonte de vitamina C, ferro e folato, além do baixo teor de gordura e calorias. O licopeno é um fotoquímico, antioxidante natural. Vários estudos indicam uma associação entre o consumo regular de alimentos ricos em licopeno com a redução de alguns tipos de câncer, especialmente de pulmão, estômago e próstata.

Os produtos concentrados de tomate contém níveis mais altos de licopeno e sua absorção é melhor que nos tomates frescos. A massa de tomate e o Ketchup são absorvidos até 3 vezes mais facilmente do que os tomates frescos. Mamão papaia, melancia e goiaba também são alimentos ricos em licopeno.

– Soja: as isoflavonas, presentes na soja, pertencem à família dos polifenóis, uma classe de componentes sintetizados pelas plantas. Uma propriedade comum dos polifenóis é sua atividade antioxidante. A ingestão de produtos à base de soja tem sido associada com a redução do risco de certos tipos de câncer, como o de mama, próstata e cólon.

As isoflavonas  podem inibir o crescimento de uma grande quantidade de células cancerígenas, inibindo as enzimas que controlam o crescimento e a regulação celular.

– Frutas, verduras e legumes: a associação entre esses três tipos de alimentos e a redução do risco de cânceres de boca, faringe, estômago, reto, pulmão e mama é verificada em vários estudos. Eles são ricos em antioxidantes (vitamina A, C e E) que impedem que o DNA da célula seja danificado, originando o câncer.

As frutas, legumes e verduras contêm inúmeras substâncias, além das vitaminas; por isso, acredita-se que muitos outros nutrientes contribuam na prevenção de câncer e não somente um. O processo da formação do câncer envolve fatores determinantes, sendo complexa a tarefa de se isolar um elemento como fator casual.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

MANDE UMA MENSAGEM