BLOG

Quais as consequências de uma anemia severa?

Pergunta de um internauta: quais as consequências de uma anemia severa?

O que é

A anemia severa é uma diminuição do volume de glóbulos vermelhos no seu sangue. Os glóbulos vermelhos e a hemoglobina são responsáveis pelo transporte de oxigênio no seu sangue.

Tipos de anemia

A pessoa com anemia severa precisa ver o tipo de anemia, por exemplo, uma facada, o caso do nosso presidente que levou a facada e perdeu alguns litros de sangue, isso foi uma anemia severa e aguda. É mortal, tem que ser corrigida porque ele estava tendo uma hemorragia interna por um ferimento corto contuso.

Uma anemia aguda causada por outros motivos, que não uma facada ou tiro, costuma ser mais lenta e não têm sintomas de uma facada, mas a pessoa possui sintomas como:

  • fraqueza;
  • cansaço;
  • falta de disposição;
  • falta diária de pequenos esforços;
  • cabelo mais quebradiço;
  • sem disposição pra nada;
  • perde o raciocínio porque lhe faltou oxigênio no cérebro.

Todos os tecidos do seu corpo diante de uma anemia severa, os tecidos sofrem pela falta de oxigenação, o oxigênio é fundamental para a vida do nosso tecido. A anemia severa causa uma série de problemas. Uma hemoglobina abaixo de 9 ou 8 significa uma anemia severa, e pode trazer uma grande fraqueza.

Veja também: Anemia atinge mais mulheres e crianças menores de 2 anos.

O que fazer quando estiver com anemia severa?

O problema é saber por que a pessoa teve essa anemia. Não adianta só corrigir, precisa saber o porquê isso está correndo, se é uma um sangramento oculto, falta de produção, problema na absorção de ferro, vitamina B12 e ácido fólico.

Toda pessoa que está com uma anemia não deve querer simplesmente um remédio para corrigir, o que tem que ser exigido do seu médico é que ele esclareça o motivo pelo qual essa anemia está ocorrendo, que pode ser desde um excesso de menstruação ou após a menopausa, um tumor oculto no intestino, até uma série de outras patologias que ocorrem também no homem.

Diante de uma anemia severa ou de uma anemia qualquer, o principal é saber o que está acontecendo, saber o motivo, e não simplesmente querer remédio para melhorar ou comer bife de fígado, carne crua, isso é tudo bobagem. Precisa esclarecer o motivo da anemia.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

2 Comentários

  1. Lucimar

    Muito ótima a explicação

    Responder
    • Dr Salim

      Muito obrigado, Lucimar. Comentários como esse me estimulam a buscar evoluir sempre.
      Grande abraço!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

 

WhatsApp Agende sua consulta