Quais são as características do envelhecimento?

A tensão constante dos músculos responsáveis pelas expressões de felicidade, tristeza e preocupação, promove o aparecimento de rugas.

Com o passar dos anos, a pele sofre alterações na textura, perde a elasticidade e torna-se flácida. A tensão constante dos músculos da mímica da face, responsáveis pelas expressões de felicidade, tristeza e preocupação, promove o aparecimento de rugas. Inicialmente são superficiais e intermitentes, como os pés-de-galinha, e posteriormente mais profundas, conferindo uma expressão mais séria pela presença de linhas horizontais na fronte e verticais  e/ou oblíquas entre as sobrancelhas.Observamos também alterações na cor da pele, que se torna amarelada e perde o aspecto rosado. Em alguns locais mais expostas à luz solar como a região posterior do pescoço, a pele ainda é mais espessa, amarelada e com rugas, que dão um aspecto quadriculado. Os quadros mais severos apresentam orifícios foliculares dilatados, com pequenos cistos sebáceos e muitos cravos.Na face, decote, braços e principalmente no dorso das mãos, a exposição solar crônica leva ao aparecimento de manchas acastanhadas, conhecidas como manchas senis. No antebraço, a pele também se torna mais fina, deixando os vasos do subcutâneo mais visíveis, e suscetíveis à formação de pequenas hemorragias (equimoses) com traumas insignificantes. Tais manchas violáceas são denominadas púrpuras senis.A exposição solar crônica também pode ser responsável pelo aparecimento de lesões pré- cancerosas como as queratoses actínicas, pintas e de vários tipos de câncer de pele. Todas as lesões de aparecimento recente, com coloração e limites irregulares, devem ser avaliadas pelo dermatologista.Essas manifestações associam-se às modificações das unhas e dos cabelos, em particular o branqueamento e cerca rarefação dos cabelos, assim como fragilidade e aspecto estriado das unhas.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANDE UMA MENSAGEM