Sinais do infarto

O infarto tem como característica uma dor em opressão no meio do peito, como se tivesse fechando-o e apertando-o, podendo irradiar para ombro esquerdo, braço, costas, pescoço e mandíbula. Esses são os locais mais comuns, associados a palidez e transpiração fria. No entanto, existem muitas variantes da doença. Por exemplo, há pessoas com uma dor mais abaixo, na boca do estômago, que sentem azia, queimação e náuseas com vômito.

Os indivíduos que sabem como é o infarto e também conhecem o que é refluxo ou esofagite podem até imaginar qual seja o problema da dor. De qualquer forma, ao sentir essas dores, é preciso ir rapidamente ao médico ou até mesmo ao pronto-socorro. No local, o médico de plantão poderá perguntar se você já teve esses sintomas antes e, dessa forma, fará exames para confirmar ou descartar um possível infarto.

É importante ressaltar que é muito difícil diferenciar o refluxo e a esofagite dos sintomas do infarto, por isso sempre fique atento aos sinais, como os gases, que temos o tempo todo. Na verdade, existem alterações que podem sugerir problema digestivo ou cardiológico e o único que pode fazer essa diferenciação é o médico.