BLOG

Qual a relação do Omeprazol com demência?

O que é Omeprazol?

O omeprazol, bloqueador da bomba de próton, é uma medicação maravilhosa para tratamento de úlcera, gastrite e refluxo. É um remédio revolucionário que praticamente acabou com a cirurgia de estômago por causa de uma úlcera.

Agora muito se fala sobre o uso crônico dessa medicação levando à demência, porém, não tem nada comprovado.

 

O que o omeprazol pode causar?

O conselho que nós damos aos pacientes é que o uso prolongado inibe a absorção de alguns elementos importantes para o nosso organismo.

Nós estamos tentando evitar, pois tem muita gente que por causa do sintoma de refluxo, dor no estômago e medo, toma omeprazol constantemente. Essas pessoas estão sendo aconselhadas a rever o assunto, entender porque toma tanto e diminuir o uso.

Tem muita gente que usa só porque toma outros remédios que podem dar gastrite, esofagite ou úlcera. Têm pessoas que precisam de muitos remédios e protegem o estômago com o medicamento.

 

O uso diário do omeprazol

O uso diário e prolongado do omeprazol não dá câncer e não comprovadamente dá nenhum tipo de demência, mas cada vez mais se percebe que alguns elementos importantes para o nosso organismo e desenvolvimento podem ser inibidos de serem absorvidos pelo estômago quando se usa cronicamente.

Tem gente que agora está mudando e toma omeprazol apenas quando tem sintoma, isso é muito importante.

Quando eu digo omeprazol, os outros que são parecidos como, esomeprazol, lansoprazol, também podem trazer os mesmos problemas de uso crônico, mas não tem nenhuma comprovação de que levam à demência.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

agsdi-whatsapp