BLOG

Qual é a melhor alimentação para um hipertenso?

A dieta é parte indispensável da prevenção e tratamento da pressão alta. Com alimentação adequada, um hipertenso necessitará de menos medicação ou até poderá ficar sem nenhuma.

A base fundamental é a restrição de sódio, contido no sal de cozinha. De um modo geral, a dieta do brasileiro contém altíssimo teor de sódio. Especialistas recomendam consumir até 2,4g ao dia. Deve-se utilizar pouco sal no preparo dos alimentos industrializados, e nunca deixar o saleiro na mesa. O sal light, substituto de menor teor de sódio, pode ser utilizado com autorização do médico. Temperos como ervas e limão podem melhorar o paladar.

A pessoa com pressão alta deve manter seu peso adequado, por meio de dieta equilibrada e atividade física regular. Uma perda de cinco quilos é capaz de reduzir ou até normalizar a pressão em muitos casos. Para que a dieta ajude no controle tanto da pressão como do peso, ela deverá ser rica em frutas e verduras, e pobre em alimentos gordurosos.

O consumo de alimentos ricos em potássio (laranjas, bananas e tomates) e cálcio (leite desnatado e derivados) deve ser estimulado. O consumo de álcool deve ser limitado a duas doses (homens) ou uma dose (mulheres) ao dia. O café também deve ser limitado.

Caso também tenha colesterol alto ou diabetes, o hipertenso deverá igualmente ajudar a alimentação para essas condições, orientado por médico ou nutricionista.

 

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

agsdi-whatsapp