Sarampo: como prevenir
Como prevenir o sarampo?
Muitas pessoas se perguntam como evitar uma doença que é infectocontagiosa, chamada de doença própria da infância. A resposta é simples, pode ser evitada por vacinação!
Com que idade é dada ao bebê?
A vacina contra o Sarampo deve ser dada no bebê com menos de um ano. A segunda dose será aplicada após um ano e meio.
É uma vacina segura, ela acompanha outras como a Tríplice Viral, também de vírus vivo atenuado. Não tem relação com pessoas que possuem alergia ao ovo.
É muito importante seguir o calendário da vacina contra o Sarampo. É segura e tem ótimos resultados.
Transmissão
Sarampo é uma doença infecto contagiosa que se transmite pela nossa boca, saliva, gotículas que se espalham no meio ambiente através da nossa respiração. De maneira invisível andam pelos ambientes. Também pode ser transmitida pelas mãos que também se contaminam pela nossa boca.
O Sarampo é grave porque tem mortalidade de 25%, 30% e a mortalidade é maior quando se trata de crianças desnutridas.
É uma doença que compromete muito órgãos: pele – as famosas lesões do sarampo -, mucosas oral, ocular; comprometimento respiratório; muita febre e complicação bacteriana que pode levar a pneumonia, conjuntivite, pode comprometer os ouvidos dando otite. Uma complicação séria do sarampo é a meningite. Pode levar à morte em alguns casos.
Então, para se proteger do sarampo basta tomar a vacina. Ela está no calendário nacional do Ministério da Saúde. Fique sabendo que a incidência dessa doença diminuiu muito com a imunização em massa.
Dr. Salim
CRM-SP 43163
É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.
0 comentários