Quais são os tipos de tratamento para a broncoaspiração?

Tratamento

Existem várias formas de tratamento, dependendo do grau de broncoaspiração do paciente. Muitas pessoas somente broncoaspiram líquido, portanto, se tomarem água na temperatura ambiente, engasgam demasiadamente. Porém, se deixarem a água gelada ou o líquido mais quente haverá uma estimulação do funcionamento da orofaringe e não vão broncoaspirar. O sabor e a acidez dos alimentos também estimulam, na fase inicial, o bom funcionamento da orofaringe.

Piora da Doença

Porém, se a doença for progredindo, a situação muda. Há momentos em que o paciente não consegue engolir líquido, porque vai parar no pulmão. A partir disso, existe o mecanismo de usar substâncias sem sabor, que deixam o líquido mais espesso.

Depois de um tempo esse mecanismo pode parar de funcionar. Os pacientes não têm mais condições de engolir liquido, espessado e sólido. Além de um bom trabalho, acompanhamento com exercícios por parte de uma fonoaudióloga, eles serão obrigados a usar a alimentação por sonda. É uma situação desagradável, mas necessária.

Gastrostomia

Há outro recurso, que a princípio assusta, mas na prática é melhor: a introdução, através de endoscopia, de uma sonda diretamente no estômago – chamada gastrostomia. O paciente fica com o rosto normal, sem nada exposto, e, na parede abdominal onde tem o estômago, é introduzida uma sonda, em que uma parte fica para fora, onde injeta alimentação normalmente.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANDE UMA MENSAGEM