Broncoaspiração nos idosos: quais cuidados são necessários?

Na maioria das vezes, conforme evolui, no idoso, a atrofia cerebral, que é falta de circulação no cérebro, ele começa a ter dificuldade na deglutição. Normalmente, quando a pessoa engole, há um movimento dentro da laringe, que fecha a entrada da traqueia e abre a entrada do esôfago, para que o alimento, líquido e saliva não vá para seu pulmão e vá para seu estomago. Porém, com o passar dos anos, alguns perdem essa capacidade e, quando vão engolir, pode ser que algo vá para o pulmão.

Como se manifesta

Esse problema se manifesta através do engasgo. O engasgo frequente significa que está começando a haver a broncoaspiração típica do idoso. Outro sinal da doença ocorre quando o idoso consegue engolir normalmente, mas depois tem uma crise de tosse, cheia de secreção.

Dependendo do grau do problema, pode haver o sufocamento do idoso por causa da entrada de uma grande quantidade de líquidos, alimentos, grãos dentro do pulmão, levando à insuficiência respiratória. Mas isso é algo mais avançado. Antes, é necessário observar os engasgos, aumento no catarro nos pulmões e aumento na incidência de pneumonia, porque a broncoaspiração leva conteúdo para dentro do pulmão, causando irritação e proliferação bacteriana.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

8 Comentários

  1. Avatar

    Olá, gostei muito dessas informações

    Responder
  2. Avatar

    Minha mae esta muita secretiva constante , ela esta enternada eu tenho medo de perdela pelo o perigo que ser tem mum hospital no dia de hoje.

    Responder
    • Avatar

      Gostaria de saber o que fazer quando o paciente esta com sonda nasoenteral e acontece uma brocoaspiração ??o que fazer nesse caso ele esta em casa e sem nenhuma aparelho além do aspirador

      Responder
      • Avatar

        Olá, Jucelia. Infelizmente não tenho como ajudar sem ter um acompanhamento médico. O ideal é retornar ao médico de confiança e discutir essas questões.

        Responder
  3. Avatar

    Gostei muito, trabalho como cuidadora de idosos e ela se encontra com esses sintomas pois ela pegou um resfriado muito forte.

    Responder
  4. Avatar

    Minha mãe está acamada desde 2015 outubro, porém no natal de 2016 ela broncoaspirou e foi internada graças a Deus já está em casa mas tenho muito medo ainda não está comendo nem bebendo

    Responder
  5. Avatar

    Obrigado.Eu amo seu post obrigado.

    Responder
    • Avatar

      Eu quem agradeço por me acompanhar!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANDE UMA MENSAGEM