BLOG

Série Varizes: Sintomas e complicações

Sintomas das Varizes

Na maioria das vezes, as varizes não têm sintomas. As pessoas descobrem o problema quando olham no espelho ou alguém avisa sobre as veias dilatadas e os riscos mais aparentes nas pernas. Porém, quando as varizes começam a ficar mais intensas, o paciente começa a ter uma sensação de peso nas pernas, principalmente no final do dia. Além disso, os pés e as canelas ficam inchados, nem sempre de maneira uniforme.

No decorrer do tempo, as complicações podem surgir, ocasionando, por exemplo, a úlcera varicosa, que é uma formação de feridas na canela, relacionada à estagnação do sangue nos membros inferiores.

Problemas decorrentes das Varizes

Outro problema associado às varizes é o sangramento. A pessoa pode bater a perna, machucar as varizes e ter varicorragia. Uma orientação é, antes de ir  ao hospital, o paciente colocar as pernas para cima, pôr uma gaze sobre o local que está sangrando e fazer um enfaixamento mais compressivo. No caminho, se possível, manter a perna elevada.

As pessoas com varizes também podem ter a erisipela, com a penetração de uma bactéria, causando a formação de celulite dos membros inferiores. Esse problema causa sintomas como:

  • febre
  • mal-estar
  • enjoo
  • vômito
  • vermelhão na perna com varizes.

Rapidamente, o paciente deve ir ao médico para que possa tratar de maneira adequada.

Veja AQUI nossa Série completa sobre Varizes.

Cuidados a se tomar

Além disso, quem tem varizes precisa ter cuidado com as unhas, por causa da micose, e com frieiras, porque aumenta o risco de infecção por entrada de bactéria. É importante ressaltar também que todo mundo com esse problema precisa ter um médico próprio para conversar, tratar e evitar complicações.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

1 Comentário

  1. Angela carvalho

    Olá De. Salim minha sogra descobriu que está com trombólise, foi em um vascular que lhe indicou uma Foula e massagem, gostaria de mais informações, e como devo massagear pois gostaria muito de ajudá-la. Att. Angela barão.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

agsdi-whatsapp