Síndrome de Guillain Barré

O que é

Guillain-Barré, também chamado de polirradiculoneurite, é uma doença de instalação súbita que ataca a bainha dos nervos motores, isto é, os nervos que dão motricidade para o nosso corpo.

Tem o nervo da sensibilidade, quando você belisca a sua mão você sente esse nervo, e tem também o nervo da motricidade, que é de mexer, é uma paralisia que ataca os nervos da motricidade, chamada de polirradiculoneurite ou Guillain-Barré.

Tem relação com viroses e alguns tipos de vacina que raramente podem causar.

 

Sintomas

Ocorre uma paralisia dos nervos periféricos, é simétrica e pega dos dois lados, é ascendente e costuma começar dos pés e vai subindo para as pernas, coxas, abdômen, podendo haver comprometimento respiratório fazendo com que a pessoa pare de se mexer e às vezes até pare de respirar tendo que ir para um respirador artificial.

 

Tratamentos

Tem vários tipos de tratamento, como a plasmaférese, que é uma filtragem de sangue; pulso de corticoide, imunoglobulinas e etc. São tratamentos para tentar antecipar a resolução dessa doença e às vezes, demoram semanas ou meses para reverter e pode deixar sequelas.

Veja também: Causas de dores nas pernas.

O diagnóstico tem que ser precoce, a atitude tem que ser rápida e com um bom tratamento e cuidado nesses pacientes depois de muito tempo pode ter a cura completa.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

× Como posso te ajudar?