Os sintomas e tratamentos da endometriose são os mesmos nas mulheres virgens?

A dona Flávia pergunta: no caso de endometriose, Dr. Salim, se a mulher for virgem, os sintomas são os mesmos, e os tratamentos também serão os mesmos?

Olha, eu não sou um grande especialista endometriose. É que o clínico geral se mete em tudo para ajudar seus pacientes.

O que é endometriose?

A endometriose é uma doença, vou tentar explicar mais uma vez, onde o endométrio que a parte mais interna do útero, que é aquilo que descola na época da menstruação, quando a mulher não engravida, e que sai aquele sangue, é descolamento da parede do endométrio, certo?

Então teoricamente, a cada 28 dias descola um pedacinho, descola aquela parte mais superficial da parede de endométrio, e a mulher menstrua. Às vezes, esse tecido chamado endométrio, ele se prolifera, ele se forma em outros locais dentro do útero ou fora do útero.

Então, são mulheres que têm cólicas menstruais intensas, têm dor intensa no pré menstrual, e às vezes na própria ovulação, tem dificuldade para ovular às vezes, tem irregularidade menstrual, mas a grande característica da endometriose é a dor menstrual, é a cólica menstrual. A mulher virgem ou não virgem ela vai ter menstruação, ovulação, da mesma maneira.

Os sintomas são iguais em todas as mulheres?

Teoricamente, quem tem endometriose, vai ter a dor da endometriose, quando há essa endometriose, vai causar dor, mesmo antes de a mulher ter vida sexual ativa. Pode ser que se tiver um fator hormonal, mudando o comportamento da endometriose, a partir da vida sexual da mulher se iniciar, só estaremos até consultar alguém especializado. Mas, eu não acredito que haja grandes mudanças.

Veja também: Como tratar a endometriose

O que eu vejo sim é quem tem endometriose, desde que começa a menstruar, começa a ter sintomatologia clássica, dor na menstruação, na hora que vai haver a menstruação, a pessoa tem dor pélvica, dor baixa, cólicas, cólica menstrual intensa, e merece um atendimento do ginecologista para um diagnóstico adequado, e um tratamento adequado, independente de ser ou não ser virgem, a paciente com essa sintomatologia.

Até a próxima!

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANDE UMA MENSAGEM