BLOG

Tipos de diabetes

Diabetes Mellitus

Diabetes mellitus é por alteração do metabolismo da glicose, relacionado com o pâncreas, obesidade e às vezes a parte imunológica e genética.

Tipo 1

Tem o diabetes mellitus tipo 1, que é onde existe total parada na produção da insulina, costuma ser em pessoas mais jovens e não tem muita relação com genética.

As pessoas acham que o tipo 1 no jovem e na criança é genética e não é, genética é o tipo 2, diabetes do adulto e obeso, de quem tem diabetes na família.

Tipo 2

Diabetes tipo 2 é a diminuição parcial da produção de insulina ou às vezes até produzi mais, mas não atua direito e de maneira adequada, típico da pessoa mais velha e com sobrepeso.

 

Diabetes insípidus

Tem também o chamado insípidus que a gente encara com diabetes sem gosto, porque é causado por problemas da hipófise, aumento muito grande na eliminação de líquido do corpo por falta da produção de um hormônio que é produzido no neuro-hipófise, chamado hormônio antidiurético.

Existem doenças, patologias e problemas que para produzir esse hormônio, a pessoa urina muitos litros por dia, mas não tem nenhuma alteração no açúcar.

Por isso, antigamente eu acho que devia se provar essa urina e se via que a urina não era adocicada, era totalmente sem gosto, e assim deram o nome de insipidus, origem neurológica ou às vezes renal por outros motivos.

Veja também: Pré-diabetes: mude seu estilo de vida e afaste o risco da doença.

 

Resumo

Diabetes mellitus é o diabetes do metabolismo do açúcar, pode ser tipo 1 e 2.

Diabetes insípidus é por problemas da hipófise por falta de produção do hormônio antidiurético ou por outros motivos causados por medicamentos ou alterações renais, mas é onde a pessoa tem poliúria, ou seja, urina muito, mas não tem açúcar nessa urina, não tem alteração do metabolismo da glicose.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

 

WhatsApp Agende sua consulta