A pancreatite crônica é decorrente de muitos anos de abuso do álcool. Pode surgir depois de um único ataque de pancreatite aguda ou após vários ataques. O álcool é responsável por 90% dos casos deste problema.

http://drsalim.com.br/o-que-e-pancreatite/

http://drsalim.com.br/como-tratar-a-pancreatite-aguda/

No geral, a pancreatite crônica é mais comum em homens, na maioria das vezes com idade entre 30 e 40 anos. Habitualmente, pacientes com a doença costumam apresentar dor abdominal crônica e má absorção de alimentos, levando ao emagrecimento importante e/ou diabetes.

O diagnóstico é feito a partir da história clínica, exame físico e exames complementares. Dentre estes são de importância os de função pancreática e os de imagem (tomografia computadorizada e ultrassom de abdome).

O tratamento da pancreatite crônica é feito a partir da abstinência alcóolica, do alívio da dor e de dietas associadas a enzimas pancreáticas. Em alguns casos, pode ainda ser necessário o uso de insulina, a fim de normalizar os níveis de açúcar no sangue. Em casos bem selecionados, pode ser indicado o tratamento cirúrgico, a fim de aliviar a dor crônica.

Federação Brasileira de Gastroenterologia: http://www.fbg.org.br/

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

agsdi-whatsapp