Você conhece as causas do envelhecimento?

A exposição solar é responsável pelo aparecimento de 85% das rugas e das manchas de pele que apresentamos ao longo da vida.

Envelhecimento é sem dúvida fonte de inquietude, e também uma questão intrigante, já que alguns envelhecem mais depressa que outros. Cientificamente, esse fator pode ser definido como um processo biológico complexo, caracterizado pela diminuição progressiva da capacidade de equilíbrio no organismo, variável de um indivíduo para outro e de órgão para órgão. A pele, os cabelos e as unhas envelhecem continuamente desde o embrião até a velhice.Os principais fatores implicados no envelhecimento são: a genética, a exposição solar e o tabagismo.- Genética: o envelhecimento intrínseco ou cronológico é determinado geneticamente, com início no nascimento e progressão através dos anos, sendo acentuado pela deficiência dos hormônios femininos após a menopausa. Apresenta variações de um indivíduo para outro, e acomete, na mesma intensidade, tanto as áreas de pele coberta como as expostas à radiação solar.- Exposição solar: o fotoenvelhecimento é secundário à exposição crônica à radiação solar, em especial à radiação ultravioleta (UVR), acometendo exclusivamente áreas da pele expostas. É responsável pelo aparecimento de 85% das rugas e das manchas de pele que apresentamos ao longo da vida. O efeito da radiação ultravioleta é cumulativo, e promove alterações na aparência e nas funções.- Tabagismo: é outro fator importante, capaz de multiplicar os efeitos maléficos cutâneos da exposição solar, mesmo com um consumo pequeno de 10 cigarros por semana.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANDE UMA MENSAGEM