Você já teve dermatite?
O que é dermatite?
O contato de algumas substâncias com a pele pode levar ao aparecimento de lesões locais, que são chamadas eczema ou dermatite de contato.
Algumas vezes, essas lesões resultam de uma reação alérgica que envolve o sistema imunológico e, portanto, esses quadros são denominados dermatites de contato alérgicas. Outras vezes, as lesões resultam de uma reação irritativa, em que não há a participação do sistema imunológico.
Sintomas
Frequentemente é difícil diferenciar clinicamente esses dois tipos de reação. As lesões são geralmente avermelhadas, pruriginosas, podendo apresentar vesículas (pequenas bolhas de água) ou ressecamento, descamação e liquenificação (espessamento da pele), dependendo do estágio e da gravidade do quadro.
Causas
Os principais agentes responsáveis por dermatites de contato alérgicas são: níquel (presente em joias e bijuterias), perfumes, corantes, borracha (látex) e cosméticos. Além disso, algumas substâncias presentes em medicamentos de uso tópico, como a neomicina, também podem provocar o problema. Já as dermatites de contato irritativa estão mais relacionadas ao uso de produtos como sabões e detergentes, cimento e ácidos.
O teste de contato é o principal método de diagnóstico desse problema. Com ele, é possível, em grande parte dos casos, identificar qual o agente causador da dermatite, bem como diferenciar as formas alérgicas das irritativas.
É importante destacar que, uma vez identificado o agente causador, esse deve ser afastado completamente do contato do paciente. Uma nova exposição, em qualquer momento da vida, pode levar a um novo quadro de eczema de contato.
Veja também: O que é dermatite atópica?
Tratamento da dermatite
A principal medida no tratamento da dermatite de contato é o afastamento do agente causador. Caso isso seja difícil, torna-se necessário que se utilize algum tipo de proteção, como luvas. No entanto, assim que o quadro se estabelece, as lesões devem ser tratadas.
Esse tratamento consiste no uso de medicamentos que diminuam o processo inflamatório na pele. Dependendo da gravidade do caso, pode ser necessário também o uso de corticoides por via oral.
Dr. Salim
CRM-SP 43163
É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.
0 comentários