Você sabe como ocorre o descolamento de retina?

O problema atinge principalmente míopes, além de pessoas que passaram por cirurgia de catarata, trauma ou inflamação interna.

O descolamento de retina é um problema anatômico provocado pela separação da retina neurossensorial (camada mais interna da retina, onde estão os vasos sanguíneos e as células que recebem luz) da camada mais externa da retina. Com o descolamento, a retina deixa de funcionar adequadamente, constituindo um problema de urgência oftalmológica.

Este problema é mais frequente em míopes, sendo que pessoas com miopias mais altas (acima de quatro graus) têm até 10 vezes mais risco do que indivíduos não-míopes. No entanto, a incidência de descolamento de retina na população não-míope é muito rara, cerca de uma para cada 100 mil pessoas.

Indivíduos que também passaram por cirurgia de catarata, trauma, aplicação de laser após cirurgia de catarata e olhos que já tiveram inflamação interna (uveíte) também têm maior risco.

Para que ocorra o descolamento de retina regmatogênico (decorrente da ruptura da retina), antes deve haver o surgimento da ruptura ou buraco na retina. Essa ruptura geralmente ocorre quando há uma separação entre o gel vítreo (geleia interna do olho) e a retina (camada que recobre a superfície interna no fundo do olho).

Muitas vezes, especialmente no míope, a retina é mais frágil e nessa separação ela pode se rasgar, formando rupturas. Através dessas rupturas pode penetrar líquido, que atinge o espaço abaixo da retina e a descola, formando uma imagem de cortina preta na visão do paciente, que vai progressivamente aumentando.

O problema pode ser tratado. Caso não haja tempo de realizar a fotocoagulação para selar a ruptura retiniana antes de o líquido penetrar no buraco, a retina se descolará e poderá então ser necessário operar. A cirurgia de descolamento de retina é muito delicada e requer repouso no pós-operatório, assim como a manutenção da cabeça em determinada posição, para evitar um redescolamento no pós-operatório.

No próximo post sobre o assunto, saiba como se prevenir do descolamento de retina.

Sociedade Brasileira de Oftalmologia: http://www.sboportal.org.br/

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

MANDE UMA MENSAGEM