Você tem algum tipo de alergia respiratória?

Saiba mais sobre os principais tipos de reações alérgicas que afetam as vias aéreas – a asma e a rinite.

A alergia é uma reação do sistema imunológico contra uma substância normalmente inofensiva. O sistema imunológico funciona como um mecanismo de defesa contra uma série de diferentes substâncias presentes no ar, nos alimentos e nos objetos, tais como vírus, fungos e bactérias. No entanto, algumas vezes, o sistema imunológico trata substâncias inofensivas como um agente invasor indesejável, e tenta combatê-las provocando uma reação exagerada – a reação alérgica.

No caso da alergia respiratória, é uma reação que afeta as vias respiratórias (o caminho que o ar segue durante a inspiração até chegar aos pulmões, começando pelo nariz). O revestimento das vias aéreas é muito semelhante em sua estrutura e é afetado igualmente por processos alérgicos. Dessa maneira, reações alérgicas que afetam o nariz também podem acometer os pulmões e vice-versa. As principais formas de alergias respiratórias são a asma e a rinite.

A asma é uma doença respiratória, também conhecida como bronquite, caracterizada pela inflamação dos brônquios, que provoca um estreitamento das vias aéreas, tornando difícil a passagem do ar pelos pulmões, levando a sintomas como falta de ar, chiado, aperto no peito e tosse. Uma crise de asma pode ser desencadeada por alérgenos, como ácaros, mofo e pelo de animais, ou por irritantes, como fumaça de cigarro, ar frio, poluição e odores fortes.

Os principais medicamentos utilizados no tratamento da asma são os broncodilatadores, que têm um papel importante no alívio dos sintomas, e os corticosteroides, que vão agir no processo inflamatório provocado pela alergia. Atualmente, existe uma série de outros dispositivos disponíveis para a administração desses medicamentos, como os inaladores de pó seco e nebulizadores. O uso de medicamentos diretamente na via respiratória, por meio das “bombinhas”, é considerado hoje a “espinha dorsal” do tratamento da asma.

Já a rinite alérgica, que acomete até 20% da população, é a forma mais comum de alergia. Caracterizada por um processo inflamatório da mucosa nasal, seus principais sintomas são: coriza (nariz escorrendo), obstrução nasal, espirros e coceira no nariz e na garganta. A exposição contínua a alérgenos leva o indivíduo a manifestar esses sinais quase que diariamente, o que faz as pessoas acharem que estão “sempre resfriadas”.

Além disso, fatores irritativos como perfumes, fumaça e mudanças de temperatura podem agravar o quadro. Há um grupo de pacientes com rinite alérgica que apresenta pouca coceira e espirros, sendo que o sintoma mais evidente é a obstrução nasal, com dificuldade de respirar à noite – por isso dorme frequentemente de boca aberta e não reconhece que tem rinite.

Atualmente, há uma série de medicamentos para o tratamento da rinite, como anti-histamínicos e corticoides tópicos nasais, que permitem um excelente controle dos sintomas na maioria dos pacientes.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

MANDE UMA MENSAGEM