Você tem tendinite?
O que é tendinite?
A tendinite é a inflamação do tendão, uma porção do músculo que se prende ao osso. Ocorre geralmente nos pontos em que o tendão é mais fixado ao osso, com proeminências em pontas ósseas.
Existem diversos pontos de tendinite com manifestações específicas, dentre estes, temos: tenossinovite de Quervain, tenossinovite dos tendões flexores e tendinite dos extensores radiais do punho.
Causas
A tendinite pode ser causada por diversos fatores:
– Hormonais: alteram particularmente o metabolismo da água com consequente edema, justificando a maior frequência de tendinite em pacientes diabéticos, gestantes e mulheres pós-menopausa;
– Reumáticos: com inflamação intrínseca da membrana e de articulações com comprometimento tendinoso secundário;
– Traumáticos: vícios posturais que forçam as articulações e os esforços de repetição.
A tenossinovite de Quervain acomete os tendões que abrem o polegar no processo estiloide do rádio. O sintoma mais importante é a dor, podendo ser notado o aumento do volume da região afetada. No exame físico pode ser sentido um rangido local e a acentuação da dor ao movimentar a mão para flexão e desvio ulnar.
Veja também: Você sente dor no ombro?
Tratamento
Como a maioria dos processos inflamatórios na fase aguda, o tratamento conservador com imobilização e fisioterapia dever ser instituído. O uso de medicamentos anti-inflamatórios é preconizado, porém, não deve ser indicado em caso de mulheres que estejam amamentando. Um segundo método terapêutico é a infiltração local do corticoide seguida de fisioterapia. O procedimento cirúrgico deve ser realizado na falha dos anteriores, tendo como complicação uma alteração do nervo radial que se encontra próximo à lesão.
A tenossinovite dos flexores é mais frequente na palma da mão, podendo formar pequenos cistos ou o dedo em gatilho, isto é, ressalto do dedo para fechar e abrir com dor e, muitas vezes, necessidade de auxílio da outra mão para abrir o dedo.
O tratamento é fisioterápico, com medicação anti-inflamatória. A cirurgia realizada é a abertura da polia, devendo ser indicada nos casos em que o dedo fica preso, ou quando não melhora com o tratamento conservador.
O diagnóstico diferencial deve ser feito com diversas afecções que se manifestam com dor no membro superior.
Dr. Salim
CRM-SP 43163
É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.
Tenho tendinite a anos e a cada dia só. Piora.