BLOG

Quais são os sintomas do AVC?

Meus amigos, a dona Ivonete Moura me pergunta: Dr. quais são os sintomas do AVC? Bom, aí abre um leque imenso. Mas é bom falar um pouquinho sobre AVC sim!

O que é o AVC?

AVC é uma doença, que também era chamada de derrame, hoje está mais sofisticado, AVC Acidente Vascular Cerebral. Ele pode ser isquêmico, quando falta sangue num trecho do cérebro, através de uma obstrução do vaso que irriga o cérebro.

Ou hemorrágico, quando há ruptura de um vaso dentro do cérebro. Então o hemorrágico, que é muito mais rico em termos de sintomatologia e catastrófico, a característica principal de um AVC hemorrágico é uma violenta dor de cabeça, e às vezes, perda dos sentidos.

Sintomas do AVC

Realmente, quando alguém te liga, que tem um ente, ou uma pessoa mesmo falando eu estou com uma dor de cabeça brutal, nunca tive isso antes. E estou me sentindo mal, está latejando, estou nauseado.

Ou às vezes, a luz está incomodando a minha vista. Venha para o hospital, que nós temos que descartar o acidente vascular cerebral, o AVC hemorrágico. Quando é isquêmico, varia muito o tipo de sintomatologia, às vezes o AVC isquêmico, ele começa com o que a gente chama de ataque isquêmico transitório, começa a dar sinais de que vai ter o AVC, por exemplo, o mais comuns de todos os sinais, é a alteração da fala, quando a pessoa não consegue expressar o que vai falar, ou gagueja, ou perde alguma palavra. E isso é uma pista de que pode estar para ocorrer um AVC.

Ou então, quando se instala mesmo, entortar a boca, paralisar algum dos lados do seu corpo, liberação de esfíncter, perda do nível de consciência, dor de cabeça, confusão mental, a pessoa não consegue falar direito, perda dos sentidos.

Qualquer desses sintomas pode significar um AVC, uma perda total do equilíbrio, uma queda súbita. Então, qualquer sintoma desses, tem que rapidamente levar a pessoa para um serviço de emergência, porque ela pode estar desenvolvendo um AVC.

Como tratar?

A partir do momento que você tem um AVC, quanto mais precoce for o atendimento, mais chance a pessoa tem de reverter o quadro, de maneira médica. Não só pela natureza. Então, sempre que existe uma dúvida de AVC, e sempre que existem pessoa que têm pressão alta, hipertensos, principalmente mal controlados, que é uma das fortes causas de AVC, tem que levar rapidamente a pessoa ao seu médico, ao serviço de emergência, para que um diagnóstico feito precocemente, você pode reverter o quadro, até em algumas situações, dissolvendo o trombo que se formou dentro do cérebro.

Veja também: AVC precisa de atendimento rápido

Então AVC é mais ou menos isso que deu para falar. É muito ampla a conversa.

Até a próxima!

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

agsdi-whatsapp