AVC precisa de atendimento rápido

Muita gente pergunta: por que é necessário fazer um atendimento rápido de AVC (Acidente Vascular Cerebral)?

Quando você consegue atender um paciente de maneira rápida, com menos de 90 minutos de história, é muito importante porque tem muitas situações que você pode reverter essa tendência do AVC.

 

Tipos de AVC

Trombótico

Ocorre a obstrução de um vaso, através de uma trombose do próprio vaso ou de embolia, um coágulo de sangue sai com uma placa de cálcio e para dentro do cérebro.

Hemorrágico

Ocorre a ruptura de um vaso ou de um aneurisma, causado pela degeneração do vaso por hipertensão arterial.

Esses quadros, independentemente de serem embólico, trombótico ou hemorrágico, são situações que a gente encara com gravidade.

Como reverter?

Ao se fazer o diagnóstico precoce do AVCH (hemorrágico) ou do AVC trombótico, você poderá reverter a situação através de procedimentos com medicamentos; desobstrução de um vaso com o uso da trombólise, injetando uma substância que dissolve o coágulo; na situação hemorrágica, você poderá salvar uma pessoa até drenando um hematoma cerebral.

Por que tem que atender rapidamente uma pessoa com o AVC? Porque quanto mais rápido você atende essa pessoa, maior a chance de ter uma correção do problema ou de não ter complicações maiores, como convulsão, parada cardíaca, vômito com broncoaspiração e tudo mais.

O AVC, o acidente vascular cerebral é considerado uma emergência médica e assim deve ser encarado.

Veja também: Live – AVC (Acidente vascular cerebral)

Situações que o AVC pode ser evitado

1 – Caso você esteja diante de uma pessoa que comece a perder um pouco da força no braço, pode ser um ataque isquêmico  – transitório, leve rapidamente para o hospital e talvez seja possível evitar ou reverter o AVC.

2 – A pessoa de repente para de ter a capacidade de falar e fica afásica, leve rapidamente para o hospital.

3 – A pessoa está com uma dor de cabeça intensa e de instalação súbita, leve essa pessoa rapidamente ao hospital para fazer o diagnóstico adequado e a terapêutica adequada, assim, a chance de ter muito menos sequelas é muito grande.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANDE UMA MENSAGEM