BLOG

Tuberculose ganglionar: o que é, causas e sintomas

O que é

Tuberculose é uma doença de manifestação progressiva, causada pelo bacilo de Koch, bacilo álcool-ácido resistente, micro-bactéria tuberculosa, todos os nomes usados para esse germe que é bastante famoso e a causa de muitas doenças no Brasil.

Quando se fala a palavra tuberculose, se imagina que é uma doença exclusivamente pulmonar. Na verdade, mais comumente ela ataca os pulmões, a tuberculose pulmonar é a mais conhecida, mas, qualquer órgão do nosso corpo pode ser acometido por essa doença, como por exemplo: renal, bexiga, de pele, ocular, sistema nervoso central, de todos os tipos.

Um dos tipos de tuberculose que andou sendo muito falada por aí, é a tuberculose nos gânglios linfáticos.

 

Sintomas da tuberculose ganglionar

Essa doença gera sintomas, como:

  • Febre;
  • Queda do estado geral;
  • Transpiração noturna;
  • Emagrecimento;
  • Aumento de gânglios. 

 

Exame

Quando for pesquisar, às vezes até com biopsia do gânglio se encontra o aspecto característico de necrose caseosa da tuberculose e isola-se a bactéria, que é o bacilo álcool-ácido resistente, bacilo de Koch.

Tuberculose ganglionar é um dos tipos de tuberculose que nós temos e as pessoas precisam saber que esse germe pode atacar qualquer órgão do nosso corpo.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

 

WhatsApp Agende sua consulta