Glúten faz mal?

Meu caro amigo, professor Salim Helito, grande clínico geral, que eu chamo de Hackim, que significa em árabe médico.

Salim, eu tenho uma dúvida pra você. Eu queria saber o que você acha dessa modinha de comer sem glúten. Eu, como gastroenterologista, tenho a minha teoria de que tirando o glúten, as pessoas se sentem melhor, elas comem melhor, elas emagrecem, mas depende do que ela põe no lugar do glúten, que na verdade o grupo não é o vilão, mas a forma errada que as pessoas comem que é o vilão.

Qual a sua opinião Salim? Gostaria muito de saber.

Doença celíaca: o que é?

Meu amigo Fábio, meu querido amigo Fábio.

Realmente, a modinha de tirar glúten de tudo agora, está me deixando bastante preocupado. Preocupado não, tem alimento pra tudo. É que tem um grupo de médicos, nutricionistas, naturalistas, que quando se agarra a alguma coisa, começa a fazer um festival de besteiras e cretinices.

Então agora todo mundo não deve comer glúten, ou o glúten é prejudicial, ou intolerância ao glúten, espera! Existe uma doença, ou por anticorpos, ou por caráter genético, chamado, tá aqui no meu livro Saúde: entendendo as doenças, enciclopédia médica da família, eu e Paulo Kauffman, doença celíaca ou espru não tropical, ou espru celíaco, é uma doença não celíaca, sofrem ao ingerir glúten.

São pacientes que recebem orientação para de existe uma intolerância intestinal a digestão do glúten, pessoas têm doença sempre estar atentos a não ingerir o glúten, porque se ingerir poderá ter uma série de sintomas intestinais, e isso pode prejudicar a vida da pessoa. Tudo bem, então quem tem a doença diagnosticada direitinho, feito uma análise adequada, ela deve evitar. O resto é bobagem.

É evidente que o glúten, quando é feita a digestão, ele gaseifica mais, ele produz mais gases, ele distende o abdômen, pode dar cólica. Tem gente que come glúten e nem percebe também, isso faz parte. Então, quem não tem a doença, intolerância ao glúten ou a doença celíaca, não tem nenhuma contra indicação.

Quando a pessoa para de ingerir o glúten, e mesma coisa se aplica a lactose, agora talvez o mundo tem intolerância lactose, e ninguém sabe direito diagnosticar a intolerância que costuma ocorrer desde que a pessoa nasce. Quem não tem doença celíaca, voltando a falar do glúten, não tem nenhuma contra indicação de ingerir o glúten.

Quais os sintomas?

Também tem que ingerir uma quantidade adequada. Também tem que entender que o glúten pode fermentar mais, pode aumentar a gaseificação, pode fazer com que a pessoa se sinta um pouco mais desconfortável, mas a doença celíaca, deixa eu ver aqui no livro, quantos por cento tem da população, que não tem aqui escrito, quando essa pessoa, quantos por cento tem da população, que têm intolerância ao glúten.

Só pra você ter ideia, 3 a 4 semanas de diarreia pra se pensar na doença celíaca. Normalmente, pode apresentar de forma sintomática ou assintomática, a pessoa não tem sintoma e um dia começa a ter diarreia.

Incidência de intolerância ao glúten

Não tenho aqui a estatística de quantas, qual é a estatística populacional de doença celíaca, mas ela é baixa. Não é comum você encontrar essa doença na população em geral. Então Fábio, essa história do glúten, da lactose, agora vai surgir cada vez mais outros alimentos que não podem, que podem, que devem e não devem, previne câncer ou que causam câncer, isso acontece cada vez mais.

Veja também: Você tem intolerância à lactose?

Alimentos que a natureza te fornece, que não são manipulados normalmente são saudáveis, essa é verdade. Alimentos que passam por algum processamento, ou na indústria, ou mesmo por outros métodos, poderão trazer malefícios. Mas, alimentos naturais, normalmente não causam problema nenhum.

Um forte abraço Fábio.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

MANDE UMA MENSAGEM